Poesia,poesias, poetas,diários de viagem, fotos, e quadrinhos, e vídeos, e tudo que pareça poesia. E música,bastante, quando der. E mais um pouco de tudo, que a vida é poesia
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Paris 6
MUSEU CERNUSCHI
Até quanto vai isto? Não dà para saber, Paris tem tanta coisa! São pepetenta museus, portanto, sò uma coisinha ou outra sobre cada:
Louvre: total novidade...fecha 3a; e visita noturna é 5a; se vc tem menos de 26 e mais de 18, a entrada é gratuita 4a e 6a!!!Vai entender e acredito que seja em todos os museus! No pavilhão Richilieu tem uma entrada para quem tem bilhete ou passe museu! SEM FILAS!!!
Orsay: entrar pela livraria, que nunca tem filas.
Fundação Cartier
Os museus grandões são mais conhecidos e têm informaçoes para todos os lados; Google aì que um pouco de trabalho não mata ninguém!!!Não soneguei informação, é que jà existe informação demais sobre Beaubourg, Orsay, Picasso,; Delacroix etc.Mas leia o que vem aì abaixo, que pode haver alguma informação nova.
Quay de Branly
Os casarões dos ricaços viraram museus, em sua maioria, sò que eles chamam de hotel. Eu chamo de "Volta da Vergonha", ninguém precisa(va) de tanto para viver e é impossìvel viver naquele nìvel sem ter explorado alguém; Atenção que eu não falei roubado, falei explorado! Caray, os pés direitos de 6 (meia dùzia, seis) metros de altura,casas de 6000 metros quadrados, um Buda de 5 metros dentro de casa, metade de um museu asiàtico tomado emprestado e nunca devolvido....e a lista não acaba! Boicotar seria uma bobagem, além de burro seria emburrecedor, jà que nos privaria de muitas coisas que nunca verìamos. Mas eles deveriam devolver tudo que não foi adquirido legal e honestamente (pagar dez francos por uma estàtua de 1 metro em ouro não é propriamente honesto!!!); Que tal uma campanha mundial????Falta um slogan!!!
Vou relacionar os museus por ordem de gosto pessoal; não é para discutir nada:
- Museu do Quay Branly, tem uma exposição , "A Formação da Imagem", maravilhosa e o prédio é do Jean Nouvel;
- Museu da Idade Média (Cluny), faz parte do Louvre, mas pouca gente vai;
- Maillol _ Fondation Dina Verny (um altar de auto-estima);
-Instituto do Mundo Àrabe, se não, vale pelo prédio, que é um diafragma de màquina fotogràfica;
-Guimet - Museu de Artes Asiàticas;
- Fundaçao Cartier de Artes Contemporâneas (Jean Nouvel);
- Museu Carnavalet;
-Museu Cernuschi;sò o local jà vale a visita;
-Museu Nissim de Camondo
-Nova Cinemateca, pelo local,
Cinemateca
e, para o final, o que eu acho o màximo entre os pequenos: O Museu de Artes Decorativas, embaixo do Louvre. Para começar, o endereço é doidinho: Rue Rivoli, 107 (o Louvre é 93). Sò que do outro lado da rua a numeração é totalmente diferente e ao contràrio! Eu e Alberto quase nos comemos vivos por causa disto, jà que estàvamos falando da mesma coisa com resultados diferentes. Seria hilàrio se não desse sede!!!!
Mas o museu é imperdìvel, vimos hoje uma exposição òtima de design francês -bom, na medida em que o design francês pode ser bom-, o acervo é muito legal para quem se interessa pelo assunto e sempre hà exposições legais. Um must!!!
Ainda capìtulo museus: no primeiro museu em que entrarem, comprem a carta dos museus. Deixe para fazer isto em um pequeno que não tem filas. Vantagens: 1- são muitas, mas, a menos que vc seja da terceira idade e adore papo de fila, as filas de museu são tudo o que vc quer evitar! 2- acesso a 87 ou 76 museus,sei là, em dias subsequentes; financeiramente, é uma baba!! mas vc tem que se programar, entrou no primeiro museu, começa a contagem!! A menos que... bom, aì é outra història;3- dà para vc aproveitar o tempo, sem aquela obrigação de ter de vir; se não der, volte amanhã!!!E vc pode ver 3 ou 4 dos pequenos em um dia!!!4 - E se viaja com a famìlia (mulher e filhos; bem entendido, e avòs), tem o passe famìlia!!!!
E, antes de tudo, informe-se! Tem restauro pra todo lado, greve tbm, em alguns vc entra com màquina, em outros não, em alguns o restaurante é òtimo, mas TODOS SÃO CAROS!!!E em todos vc morre de calor, assa, fica com assaduras se tiver de ceroulas, o saco fica vermelho parecendo papo de peru... E para as mulheres, infelizmente, mais fila: banheiro feminino sem fila, sò com sorte...Amanhã falo sobre transportes e comida.E como usar criança para se dar bem!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...