A Catedral de Eibingen, onde estão as relíquias de Hilde...Alemanha. |
Junto com Meister Eckhardt, formam o meu duo favorito....ajudam a pensar, a rever conceitos, a entender que a modernidade não precisa ser contemporânea. Hilde (tudo bem?) foi tudo: pensadora, revolucionária, teólogo, médica naturalista (autodidata), compositora e algumas outras coisas que não têm a ver com o texto que pretendo mostrar. Alguém pode imaginar uma religiosa pregando a igualdade dos sexos no século XI - onze, décimo primeiro, 11, once, elf.)? Antecipando Santa Teresa D'Ávila em mais de 400 anos?
Ela, ditando um livro ao secretário... |
Este mundo já viu muito, nós é que não temos olhos capazes de enxergar...os famosos "olhos de ver, ouvidos de ouvir"... Mas eu ajudo, ou, pelo menos, tento ajudar.
Na página da Wikipédia tem muita informação, e se quiserem aprofundar, as referências e a bibliografia são imensas.
Este vídeo reproduz um CD inteiro com canções da Hilde....aproveitem...
Só para terem uma ideia, a página de Livros Google tem muitas obras dela e a Amazon lista 2236 (vejam que número cabalístico) obras sobre ou dela. É um mergulho profundo, que pode ser feito ao som dos CDs- há 178 listados na Amazon...Os três abaixo são os que tenho, além de uma coisa ou outra em coletâneas...recomendo muito...
Gosto mais deste, ótimo para noites solitárias |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...