quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nov'Iorque IV


Qual outra cidade do mundo teria esta placa?

Algumas informações que podem ajudar vc a descobrir uma cidade diferente da que vc imagina encontrar:


A Pietá Indiana (ou TIbetana)

1) Museum Rubin od Art:
150 West 17th Street, New York, NY 10011: museu especializado em arte oriental, da região do Himalaia, Nedal, Tibet e outros menos votados. Vimos uma exposição sobre o povo Naxi que nos deixou de queixos caidaços!! A localização do museu é ótima, no Chelsea, facílimo, e e pequeno, uma hora e meia bastam para a visita. E a lojinha tem coisas lindas, para os orientalizados...
Neste museu, vimos esta Pietá indiana, uma imagem recorrente nas civilizações. Lindíssima.


As árvores são uma escultura!!!


O Beijo

2)Storm King Park:: já falei nele no NI III, mas agora detalho. Fica longe de NYC, é preciso de programar, mas vale muito a pena ir. Os maiores escultores americanos têm obras lá, a maior parte delas enormes. Gostei muito de uma chamada O Beijo e de outra, do Libierman, chamada Adohnai. Tambem há algumas esculturas móveis interessantíssimas.



Vale pelo passeio, pelas esculturas, pelos jardins e pela oportunidade de verificar que fizemos alguma coisa melhor que os americanos, tirando o soccer: Inhotim é muito mais bonito, as obras são o máximo e é aqui pertinho....

3)Daffys's: barganhas para milionários, não é tudo baratinho, mas pode-se achar coisas muito interessantes por preços ótimos. Há várias lojas, vejam aí no site.

4)United Airlines: evite, só funcionam em ceu de brigadeiro, isto é, se estiver tudo bem. Qualquer problema ou fuga da rotina descompensam totalmente o pessoal, que, certamente, vai largar vc ao Deus dará, com frases apavorantes, como: "às 21 horas desligo o computador e vou para casa!", frase dita às 20:58 horas, sem terem resolvido nosso problema. Não dá!!E graças à UNited, pudemos conhecer o Parque Industrial de Long Island e suas fábricas maravilhosas!!(isto é sarcasmo, gente!!era o c.. do mundo!!)

5) THe Container Store: um ótima loja para coisas úteis que, em algum momento, você vai precisar, e para coisas inúteis, que vc nunca soube que precisava e não podia viver sem...UM enrolador de fio de headphones é tudo do que vc precisava, certo?



6)Ônibus em NY: quase tão bom quanto o Metrô. Umas linhas correm na horizontal e outras na vertical, o que facilita tudo!!Olhando o mapa de Manhattan, é mais fácil: Vc está na 9ª Av, rua 50, e quer ir para a 1ª Avenida, perto da rua 13. O que fazer, além de rezar? Simples: Pegue o ônibus que desce a 9ª Av (sentido vertical e as placas estão em todos os pontos, com o itinerário), desça até a Rua 14 (as ruas mais largas, onde os ônibus transitam no sentido horizontal)e pegue o ônibus no sentido horizontal até a 1ª Av.!!!Vc descerá na esquina da 14 com a 1ª Av e andará, no máximo, meio quarteirão. O essencial: lembre-se que o Central Park atrapalha um pouco este esquema! E o bilhete do Metrô dá direito a vc usar o ônibus dentro das duas horas, e o semanal não tem limites!






7) Comida: indicar comida em NYC é mexer em um vespeiro. O restaurante trendy de hoje pode não existir mais amanhã (mais de 40% dos restaurantes fecham com menos de 1 ano!!!), o chef mudou-se para uma nova rede, ficou na moda demais e não se consegue almoçar nem jantar, os preços ficaram absurdos (Boulud!!qualquer um!!Só a Dilma consegue pagar a conta do Café Boulud!). Portanto, confie no seu faro ou no amigo que ACABOU DE CHEGAR DE LÁ!Felizmente para vc, este é o meu caso:

Blossom: Comida vegetariana espertíssima, uma delícia mesmo. Os sucos são simplesmente inacreditáveis, a comida tem uma apresentação fancy total, parecem esculturas. Não é caro, mas não é baratim...Iria dia sim, dia não, se não fosse em NYC!!E existem vários, que bom!!

Celeste: comida italiana barata e honestíssima!!Está sempre lotado, o dono faria minha amiga Cleyde desmaiar de emoção (ah! os eufemismos!!).A hostess é uruguaia, uma simpatia!E o tiramisu é de chorar, vc vai querer comer de novo!!E qualquer massa é muuuuuuuito boa! E os vinhos têm preços ótimos!!

Land: thai fancy, chiquérrimo (culinariamente falando, é de uma simplicidade monacal!), a comida não tem explicação!!Ótimo, bonitinho e baratíssimo, mesmo para padrões brasileiros (pensando bem, principalmente para padrões brasileiros: por menos de 70 reais, vc come duas entradas, dois pratos, sobremesa, cerveja importada e um serviço ótimo!!)!! Recomendo muito!




Sopa- o prato já está vazio!!! Era com pato!!!

Sopas em Chinatown: como estava mal do estômago, uma solução prática!!Entre em uma loja de noodles, peça sua sopa com pato, porco, won ton, qualquer uma!!É barato - em média, 5 dólares- e valem uma refeição do dia!Aproveite a chance!!! Nâo dá para dar endereços, são zilhões!!!


Zabar's
: queijos, queijos, queijos, e comidas pré-prontas(??!!) Duzentos ou mais tipos de queijo, a preços baixíssimos!O queijo do dia sai, em geral, a 1,5 dólar meio quilo!!!Uma ofensa!! Vc toma um café da manhã com suco, capuccino, bagel com cream cheese, para dois, por US$ 8,5!Tá bom? E tudo é muito bom!

E por hoje chega, aproveite seus sentidos, acredite neles,siga-os, pois, como escreveu Kazantzakis: "O que somos nós, senão atores em um palco dominado pelos nossos sentidos??". Acredite em vc, e se vc não acreditar, acredite no seu corpo, na sua intuição. Vale muito a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...