(a turma da viagem, no espetáculo em Beijing da Escola de Acrobacia)
Muitas primeiras vezes, muitas novidades à frente, a viagem vem sendo planejada desde o mês de maio. Como poderemos ver, alguns erros de logística, mas nada que impedisse que a viagem fluisse de maneira tranquila.
À medida que fomos convivendo, as relações do grupo foram ficando mais fáceis, e, a partir de um determinado momento, tudo correu muito bem. Mas aviso que não é fácil, mesmo em um grupo pequeno, seis pessoas, fazer com que as vontades coincidam. O melhor a fazer é admitir que dificilmente tudo se encaixará e, em alguns momentos, friends-off ajuda a convivência.
(o pessoal aguardando no Aeroporto de Singapura, que é um shopping)
Outro ponto é o sobe-e-desce de hotéis, arruma-desarruma malas, viagem até o aeroporto (com o gigantismo dos aeroportos atuais, estes estão a cada dia mais distantes das cidades), espera pelo embarque, há dias em que tudo o que se quer é esticar o corpo e deixar mala na portaria para o dia seguinte. Nem rela!!! Agora, se você é caixa alta, há serviço de valete e quando chega no quarto está tudo arrumadinho..não tive o prazer...
Portanto, ao planejar sua viagem, é muito importante levar tudo isto em consideração. Muitas vezes, um voo de uma hora e meia (90 minutos, para ficar claro) consome todo seu dia e ainda prejudica seu dia anterior.
Vejamos: seu voo é as 9:15, dura 1:30h e é internacional . Você precisa estar no aeroporto 2:30h antes do voo, então 6:45 da manhã é seu horário no aeroporto. Você precisa de, pelo menos, 2h para se ajeitar, tomar café, chegar ao aeroporto, então acorda às 4:45h. Com isto, parte de sua noite anterior deve ser gasta com arrumação das malas, etc. Hora e meia de voo, vc aterrisa às 10:45h, mais uma hora de alfândega, espera por bagagem, 11:45h. Até chegar ao hotel, fazer o check-in, 13:30. Desarrumar malas, separar o que se leva para a rua, localizar-se, etc, 3 horas da tarde...e isto tudo correndo bem, não surgindo nenhum problema para ninguém. Ainda resta o câmbio, metrô mais próximo, chegar a um consenso de aonde se vai, e pronto! Seu dia está quase terminando....
Esta parte raramente consta do programa da excursão, então, fica a dica: sente-se e faça contas. Toma tempo, mas evita mal entendidos e confusões....e tenha sempre uma mala menor com alguma roupa que é para não ter de desmanchar a mala grande toda vez que chegar em um hotel.
A outra parte que merece uma logística pessoal é a da bagagem: os voos internacionais permitem uma mala de 23 quilos, os internos uma mala de 20 quilos e os internacionais com destino ao Brasil duas malas de 32 kgs. Deu para sentir o drama? Pode-se levar uma mala de mão, as chamadas carry ons, mas não dá para exagerar, por que em alguns aeroportos eles pesam também. Evidente que, mais uma vez, caixa alta deixa o problema para trás.
(Beijing, em um passeio pelo hutong -pequenos bairros, mas cuidado, que pequeno, em chinês, ainda é enorme)
A recomendação no que concerne a bagagem é levar pouca roupa, ir lavando ou comprando o que se usar...uma mala pesada será um problema, estejam certos.
Obviamente, nada que está aqui pretende esgotar o assunto ou fornecer um olhar definitivo sobre coisa alguma. São apenas minhas impressões, distorcidas pelas idiossincrasias pessoais, pelo humor do momento e outros fatores. Não coloco aqui muitas dicas objetivas porque os guias Passo a Passo da Publifolha são ótimos e a rede tem informações sem fim sobre qualquer assunto.
Para ficar claro: informações objetivas serão esparsas, não é a ideia aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...