domingo, 7 de outubro de 2012

Thailândia





Thailândia

Bangkok, ilhas Phi Phi 

Guia Tui e outros menos votados

A guia foi o problema da viagem. Inconveniente, chata mesmo, embora fosse uma profissional bem informada. Como quase todos os guias até agora, dificilmente entendem uma pergunta, respondem sempre sim, dão sempre aquele sorrisinho, mas dificilmente respondem diretamente a uma questão. Mas a guia Tui ganhou o prêmio de mala, disparadamente.


Bangkok é uma cidade confusa, cujo trânsito é uma loucura, congestionamentos imensos, demora-se séculos para qualquer deslocamento.


Os templos da Thailândia são maravilhosos, numa mistura de estilos que acaba em beleza. Para quem não gosta do estilo Joãozinho Trinta, fica difícil. Na listinha de visitas obrigatórias:

-Mercado Flutuante;

(aqui na frente, uma cobra albina...brrrr!!)

- Templo do Buda deitado;



- Templo do Buda de jade;

(dizem para não se comer na rua!!Eu tomei até picolé de coco e comi de "um tudo"!!!Depende de cada um!!Se você tem resistência estomacal, sem problemas....)

- Templo do Buda de ouro e 

- Palácio real.

(dois minutos de sinal fechado e vira isto....Bangkok!!)

A religiosidade do povo é uma coisa comovente, é muito interessante ver a entrega das pessoas à sua crença, sem pudores nem vaidades. Acho que é algo decorrente de Budismo, esse abandono todo...

Um aviso importante: é proibido sair da Thailândia com imagens do Buda!!Depende muito do tamanho e do agente da alfândega, então é melhor não arriscar muito!!


(O Buda reclinado...tão lindo!)

Tudo muito feérico, muito espelho, cor, e gente...mares de gente, de todos os cantos. De novo, a melhor época para viajar por aqui é do finalzinho de outubro até final de janeiro, onde a temperatura fica bem mais amena. Caso contrário, você tem um compromisso marcado com a umidade e o calor insuportável...Só como ilustração, Bangkok é a capital do mundo com a temperatura média mais elevada: 34 graus!!! (média, gente, média!!!!).


(O aquário de Bangkok, impressionante!)

Caso você tenha problema com culto a personalidade, a Thailândia é o lugar a ser evitado.Tudo tem o nome da família real, os retratos estão por toda parte e o povo tailandês, pelo menos para nós, afirmou que a família real é ótima para as pessoas, mas era isso mesmo que esperávamos que dissessem...
A princesa tem um bocão vermelho, que faz questão de ressaltar, e o rei é alguma coisa como "Pai dos Pobres"...fico impressionado de o mundo existir antes de eles chegarem ao poder. E tudo é Rama, de I ao IX, Roadway, Highway, Convention Center, ...tudo Rama.



Comida: cuidado com a pimenta, a coisa pode ficar feia se você se distrair e, mesmo que goste de pimenta, prove antes de pedir ou encher a boca...comida de rua tem de ser "no spicy" total e ainda assim vai ser difícil....a comida é deliciosa e há alternativas, entre os milhares de shoppings que existem pela cidade.



Para compras, recomendo a loja MBK, são oito andares para se escolher entre tudo, e o complexo Siam, mais ocidentalizado e onde fica o aquário, que merece a visita, é enorme e muito bem feito.Dizem que há o Centro de Bijoux, mais de 1000 lojas, mas neste, para tristeza do Alberto, não fomos...


(eu, com blusa de frio e maior frebão...chaaaato!!)

Outro lugar pouco concorrido, que vale a visita pelas exposições e pela arquitetura, é o Centro de Artes, na saída da Estação National Stadium, que também é a estação para ir à MBK. No Centro pode-se comprar produtos diferentes do material mais globalizado dos shoppings e mercados, e ainda se tem a oportunidade de ter contato com a arte local, produzida por ali mesmo...vale muito a pena e é um passeio que recomento.



Fomos a um espetáculo folclórico que se revelou a grande surpresa da estada: Siam Niramit (clique aqui para ter uma idéia), acho que se você for de excursão, não escapa. Mas vale a pena!!!Super bem-feito, luxuoso, com um palco imenso, por onde passam elefantes, macacos, cabritos, as fadas voam e contam um pouco da história da Thailândia. Um espanto!! E ainda chove e passa um rio pelo palco, com barquinhos e tudo. Só vendo!!


(Não consigo virar a foto, mas preciso dela aqui. Essas estruturas são chamadas estupas e servem para guardar as cinzas dos mortos. Essas foram feitas pelo Rama V, que incentivou o intercâmbio comercial na Thailândia. As cerâmicas são importadas da China e são simplesmente inacreditáveis. Dê um zoom aí e veja!!!)

Uma das melhores coisas da viagem: estávamos indo para o MBK, a pé, e perguntamos a alguém na rua como chegar lá. Um estudante nos indicou o caminho, e veio uma mulher e tentou nos desviar para outros centos de compra e isto se repetiu várias vezes... estratégia chinesa para desviar os potenciais compradores para os pontos chineses, vejam só. E as mulheres, com a maior educação e gentileza, ficavam dando indicações de outros lugares, dizendo que o MBK era só para japoneses, era muito caro, etc....Hilário!!!

(Pena que a foto não permita ver os detalhes....são impressionantes!!

E os chineses, também por conta disto, estão criando uma imagem superantipática em toda a Ásia! Camboja, Thailândia e Singapur não são os lugares nos quais os chineses são super bem-vindos...e é fácil entender a razão. Mas aviso logo: não tem jeito, eles já estão lá!

 (toda casa tem duas casinhas destas na frente, uma para os antepassados e outra para os espíritos e, diariamente, tem de ser colocado como oferenda, algo de que a pessoa da casa mais goste!!No caso da guia, era Pepsi!!)

O mercado flutuante, infelizmente, está se transformando em um porcariódromo chinês, como quase todo lugar popular. Uma pena, já também trazem aquela mania idiota de não ter preço nas coisas e você ter de barganhar até chegar a um preço qualquer. Para mim, teve o efeito de sempre: não comprei nada!! Quer dizer, comprei comida, conforme verão nas fotos...Arroz gluante com amendoim torrado e manga....ai, ai, ai...e pastel de cebolinha verde, ui, ui, ui.Vá enquanto vale a pena!

(o pessoal dentro d'água em Phi Phi)

De Bangkok fomos para Phuket, que foi destruída pelo tsunami, e Ilhas Phi PHi, onde Leonardo de Caprio filmou. Do jeito que eles falam, parece que o próprio vai sair de trás de um barquinho e falar com você. É um lugar lindo, com águas azuis e verdes, lindo! Mas já se nota a degradação total, muito embora a estrutura de turismo seja nada menos que perfeita!!Tudo funciona às mil maravilhas, pelo menos, para nós funcionou!

É bonito, mas nada excepcional para quem mora no Rio!...

E eu sem poder entrar na água, febrão e tosse.... Depois, Singapura, meu amor!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...