segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fernando de Noronha (1)

O mapa com as atrações...facilita para verificar do que se fala!

Assustou, nè?O (1) dá para entender que vem o (2)!!!!Talvez, não prometo nem ameaço!

Cinco dias em Fernando de Noronha, um lugar em que a média das atrações é muuuito elevada! O menos bonito ainda é muito bonito! Um passeio que recomendo muito, mas também lembro que é preciso tomar algumas precauções. Vou tentar me lembrar de todas, ao mesmo tempo em que mostro os motivos positivos para se conhecer a ilha.

Por do sol no primeiro dia!
Importante, para não dizer fundamental: a época de sua viagem!Tem de ser entre agosto e novembro, preferencialmente entre setembro e outubro. Em dezembro, entra o swell, (clique aqui)ondas enormes que passam por cima do pier e inviabilizam os passeios. Não tem como! E de março até agosto, chuva, que também inviabiliza passeios - inviabilizou dois dos nossos e não tem choro nem vela! Não dá e pronto! E não há alternativas, e ficar na pousada e esperar a chuva passar.

Vista da Praia Air France, onde o Mar de Dentro encontra o Mar de Fora.

Nossa estadia foi coordenada pelo Alberto, com a ajuda do pessoal da Costa Blue. A Ana e a Thaissa são dois amores, gêmeas de alma conosco, nos divertimos muito e superamos os problemas de tempo com bom humor e agilidade, duas qualidades que a competência e a simpatia das duas ajudam muito a vir à tona! Meninas, vcs foram o máximo! Ano que vem, em outubro, voltamos!

Eu na trilha que vai para a Praia do Meio e Praia da Conceição


Agora, falo da ilha. Estamos no Brasil, meu brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro.... Paga-se,  e muito, para visitar a ilha. Há uma taxa (clique em "taxa") que tem de ser paga com antecedência, mais uma entrada (R$ 75,00 para nacionais e R$ 150,00 para estrangeiros) para os parques. A taxa varia segundo o número de dias de permanência, a entrada é paga uma vez só e vale como um documento. Eles dão um cartão plástico que não deve ser esquecido na pousada, já que é o documento que permite sua entrada nas atrações. E esta entrada é paga lá, em um quiosque na Praça Flamboyant. Facílimo, ágil, mas tem de ser feito por vc!
Agora, vc pergunta: e daí, que que tem pagar uma taxa?? Tem que não há retorno algum! Moramos no Brasil, lembram? Meu brasil.....etc e tal...As estradas são péssimas, a sinalização é inexistente, a conservação é praticamente zero, o transporte público é um horror (ônibus a cada meia hora!). Se vc estiver com uma agência competente como a nossa, tudo fica mais fácil, mas É CARO! Todos os passeios são caros, a comida é cara, a bebida também, os restaurantes também...T-U-D-O! Não ache que se consegue gastar pouco em Noronha (eles nunca falam o Fernando, que era Fernão..e o Noronha era Loronha, então fica certo!..rs). Não há turismo barato lá, a menos que vc queira dormir na praia, escondido da fiscalização.
O Administrador não aparece por lá, o anterior aparecia um, dois dias por mês, e era indicado pelo sr. Eduardo Campos, que diz que vai tornar o Brasil um país melhor...acredite se quiser, mas a amostra é muito ruim... Perdeu meu possível voto com minha ida a Noronha...

Praia do Sancho vista do mirante...Um escândalo, eles adoram falar que ela foi eleita a melhor e mais bonita praia do mundo....entre as quatro, três são de Noronha... ufanismo turístico
Boa parte do que acontece na ilha está nas mãos do ICM Bio  ..(clique aqui )..Não sei, essas pessoas se acham acima da humanidade comum e cruel, não são confortáveis de se estar por perto. Fui ver a eclosão dos ovos de tartaruga e discuti com uma santa que insistia em se postar à frente das pessoas e sempre que ouvia uma reclamação, ela dizia:"Estou trabalhando para conservar a natureza!"... o que, obviamente, a tornava transparente e agradável de se ver (não era!)... ou então:"Eu sou da ilha!", como se, ao ser lambida, ela curasse do câncer à frieira...Não dá!
Alguns passeios têm de ser agendados com eles e há um número limitado de público, o que ajuda a conservar as praias e atrações. Muito justo, mas poderia ser feito de forma mais simpática. Acontece que os passeios têm de ser marcados com antecedência, mas não podem ser marcados antes de se chegar à ilha, então, dependendo da maré e o número de dias que se permanece na ilha, isso pode inviabilizar o passeio. Eu marquei meu passeio ao Alhambra, em Granada, com meses de antecedência pela Internet! O futuro ainda não chegou por aqui...

Eu, na Praia do Sueste, onde se mergulha de snorkel com reboque... uma delícia!!!

Muriçoca (?), pernilongo, mosquito, ....tá claro, né? Repelente é artigo de primeira necessidade, leve de casa, senão vai pagar os tubos pelo tubinho...O melhor é levar quase tudo de casa, deixar apenas a comida para ser paga lá. Lembre-se, tudo é caro!

O Palácio de São Miguel, caindo aos pedaços, visto do Forte São João, o lugar mais subestimado de Noronha.
Comida? Muitos restaurantes, bons, ruins, médios, ótimos, mas todos caros! Por alguma razão que não compreendo, a pesca (captura?) de frutos do mar é proibida, então....é caro! O peixe local é o atum ou a cavala, uma delícia. O atum é um tipo de albacora, sabiam? Come-se até enjoar, e eles cozinham demais o peixe... Alguns nomes para o jantar : Pousada do Tejuaçu (ótima! linda! cara!), Varandas (cuidado com o humor dos garçons!), Xica da Silva (peixe com jerimum!)...Como precisávamos voltar ao Rio e continuar levando a vida, nosso esquema alimentar era: almoço em um quilo e jantar em um restaurante. Há também as armadilhas turísticas, como o Zé Maria, que as pessoas adoram, mas, para nós, foi uma decepção e um fracasso. Fazer o quê? Não posso falar bem, apenas posso falar da minha experiência, que foi ruim! Espero que vc tenha melhor sorte...

Sou péssimo para lugares, mas esses são os Morros dos Dois Irmãos, também conhecidos como Morro da Fafá (quando fazia sentido, né?)....Olhem a cor da água, depois da chuva!
Pousadas são centenas, milhares....Geralmente, são casas pré-fabricadas, com alguns quartos para os turistas. Ficamos na Pousada Verdes Mares, onde fomos tratados como reis pela Ceição e pela Marcinha, a popular Xuxinha, delícia de pessoa, um amor de preocupação com o nosso bem-estar. Recomendo bastante, lembrando que é um turismo rústico e se vc vai pensando em três, quatro estrelas, pense de novo...As pousadas (vi três ou quatro para ter uma ideia, as do grupo Blue são ótimas) são simples, mas mais do que suficientes para o tipo de turismo a que se propõe quem vai a Noronha. Geralmente, as pousadas pagam o traslado do aeroporto.

O Pico e as óbvias piadas que ele sugere...onipresente e referência para saber se seu vôo decola ou não!
Amanhã, falo dos passeios, pessoas e alguma coisa ou outra que passou em branco aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...