sexta-feira, 16 de março de 2012

140 Caracteres

 

Old school, não consigo me expressar corretamente sem um turbilhão, uma torrente de palavras. Não consigo ser conciso o suficiente para ser adepto do Twitter.  Além do mais, ando preocupado com minha memória, acho que minhas sinapses de recuperação estão já ficando sobrecarregadas e nem sempre sou acudido no momento correto.

A superficialidade que o trânsito de informações exige, exige mesmo, não permite que se discuta algo na rede, lança-se o tema, o tópico e aguarda-se sua repercussão. Raramente há retorno para o que se escreve, além da apreciação dos queridos e queridas de sempre.  Ou então surge um professor que dirá que vc não sabe de nada e não quer discussão sobre o assunto...uma beleza!! OU que alguém escreveu melhor sobre o assunto em um palimpsesto etrusco encontrado pelo explorador sérvio na tumba de Ammenofis LXXXVIII!!!

Por falar nisso, em Fedro, de Platão (não confundir com Fedra, de Racine, que , por sua vez, foi influenciado por Eurípedes, Sócrates...), Sócrates descreve como o Deus inventor da Escrita egípcio -Thoth- ofereceu seu presente (a escrita) para Tamus, o faraó egipcio. Ele diz:
"-Eis um ramo do saber que irá aprimorar suas memórias!!Minha invenção fornece um remédio tanto para a memória quanto para a sabedoria!" ( NM: é preciso não esquecer que memória sempre foi um sinônimo de sabedoria, desde os tempos antigos). O que ele não esperava era a resposta de Tamus:
"- Se os homens aprenderem isso, o esquecimento instalar-se-á (ai, ai...) em suas almas. Eles cessarão de exercer a memória e tornar-se-ão (ai, ai...) esquecidos, confiarão apenas no que está escrito e trarão as coisas à lembrança nao mais de dentro de si, mas com o auxílio de sinais exteriores. O que inventaste não é o remédio para a memória, apenas o lembrete. E não é verdadeira sabedoria o que ofereceste aos teus discípulos, mas apenas a mera aparência dela, pois, aos lhes dizer transmitir muitas coisas sem ensinar-lhes nada, fará com que se considerem homens de grande saber, embora sejam em maioria ignorantes em relação a tudo. E, como homens repletos não de sabedoria, mas de pretensão da sabedoria, tornar-se-ão um fardo para seus companheiros."

Não é bom?? Não descreve à perfeição esse fluxo incessante e inconsequente de informações pela rede? Não descreve muito bem grande parte das pessoas que circulam pelas redes sociais, inclusive esse que aqui escreve? Procuro melhorar, procuro reter alguma informação, mas o fluxo é como um tsunami que arrasta tudo e vai deixando os campos para as novas obras que surgem...é difícil, mas se não batalharmos contra, seremos meros repercutidores do saber alheio que, por desgaste, deixará de importar. Mero depositário dos meios de transmissão, sem reter o que de essencial as palavras carregam, todo esse universo perderá seu sentido!

A cada um, sua luta!


(a minha, no momento, é contra o excesso de mesóclises que abundam nos livros!!)

3 comentários:

  1. A cada dia filtro mais minha TL no FB. Chega de tanta (des)informação que não me interessa. E pior: repetida a exaustão!

    ResponderExcluir
  2. Isto, está tudo se transformando em um fluxo circular, que se repete, repete e pouco acrescenta. Eu tbm já diminuí meu fluxo no FB, estou mais atento ao Acendedor....

    ResponderExcluir
  3. ETR: a revisão que o texto precisava foi feita...mas se encontrarem algo, coment....pls

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...