segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gratidão e Paciência

Não conhecia Carmen Bernos de Gasztold, parece nome de uma baronesa que tinha uma boutique em Cap D"Antibes e ficou pobrezinha, em um castelo na Baviera...mas vai saber...Googlem aí!

Os dois poemas abaixa foram retirados do volume Poesia Traduzida, da Cosac Naif, que traz trabalhos de Carlos Drumond de Andrade. Eu teria, se fosse vocês!Variedade e beleza, não tem escapatória, você vai se apaixonar.

Vamos lá:

Carmen Bernos de Gasztold

Prière du papillon

Seigneur!
Oú en étais-je?
Ah! Oui, cette fleur, ce soleil,
merci! Votre création est belle!!
Ce parfum de rose...
Oú en étais-je?
Une goutte de rosée
roule des feux de joie au coeur d'un lis.
Je devais aller...
Je ne sais plus!
Le vent a peint ses fantasies
sur mes ailes.
Des fantasies...
Oú en étais-je?
Ah! Oui, Seigneur,
J'avais quelque chose a Vous dire:
ainsi soit-il!

Contra as políticas da página, segue a tradução. O motivo? Foi feita por Carlos Drumond de Andrade, e foi retirada do volume ótimo da Cosac Naif, "Poesia Traduzida", absolutamente luxuoso.

Oração da Borboleta

Senhor!
(Em que ponto eu estava?)
Ah!Sim, este sol, esta flor...)
Sua criação é uma beleza.
E este perfume de rosa!
(Mas onde é mesmo que eu estava?)
A gota do orvalho
acende fogueiras no coração do lírio.
Eu precisa ir...
Nem sei mais!
O vento pintou suas fantasias
em minhas asas. Fantasias...
Em que ponto eu estava?
Ah!É verdade, Senhor,
eu tinha uma coisa para lhe dizer:
Amém.

Gratidão não é linda? Sejamos gratos...


e tem também a Oração do Boi:

Priére du Boeuf

Mon dieu, donnez-moi du temps.
Les hommes sont toujours pressés!
Faites-leur comprendre que je ne peux
pas aller vite.
Donnez-moi le temps de manger.
Donnez-moi le temps de marcher.
Donnez-moi le temps de dormir.
Donnez-moi le temps de penser.

    Ainsi soit-il!

nem precisa, né, mas segue a tradução:

Oração do boi

Me dê tempo, meu deus,
os homens são tão afobados.
Faça com que eles compreendam: eu não posso
andar depressa.
Me dê tempo de comer.
Me dê tempo de caminhar.
Me dê tempo de dormir.
Me dê tempo de pensar.
 Amém!

Gratidão e paciência, e o mundo melhora muito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...