sábado, 10 de outubro de 2015

É Itália, caro mio!



É a Itália, caro mio, e não é para qualquer um! Cheia de mumunhas, corredores, batedores de carteira, caça-turistas, polícia esquésita, serviços meio doidos que não fazem questão nenhuma de lhe atender, enfim, um Rio de Janeiro, cheio de monumentos e de história(s)!!!Não é para amadores. Como o Rio de Janeiro. E as semelhanças não param aí!


Meu intimorato companheiro, da viagem maior pela vida e das viagens pelo mundo. Paciência, companheirismo, tudo de bom, algum tempero mais amargo, mas não consigo imaginar alguém melhor para conhecer o mundo. Para ilustrar, o monumento a Vitor Emanuel, na Praça Veneza, em Roma.

A chegada no aeroporto de Fiumicino é digna de terror espanhol: câmera trêmula, iluminação precária, um susto a cada take. Não é fácil, não é tranquilo. Os guardas, em pé em frente à porta de saída, não ajudam em nada. Arme-se com a força - dark side, pls- e enfrente o que vier!
Museu Maxxi (Museu de Arte do Século XXI, um achado já no nome!), da iraniana Zaha Haddid, controversa, mas um talento imensurável!

Nosso plano: Roma, Florença, Milão e Veneza. Pilares da civilização ocidental, bibliotecas imensas de história, arte, política (deixou de ser uma arte, né?), uma quantidade tão absurda de informações que desistimos de coletar dados. Privilegiamos os sentidos, as percepções e deixamos a busca por informações para o retorno à casa, quando disporíamos de tempo e entusiasmo para buscas.

Comida, mais barata, mesmo convertendo, do que no Rio de Janeiro. Alguém explica?
A turma de "pizza e pranzo" ficará satisfeita em saber que a comida, mesmo em valores convertidos, é mais barata aqui que na Cidade de são Sebastião do Rio de Janeiro. Aquela história de primo, secondo, dulce é uma beleza, menus a  € 11,00, com produtos de qualidade média muito superiores aos nossos tupiniquins. Bibocas oferecem um carbonara que o Rio ainda não aprendeu a fazer, pelo menos não a preços que mortais possam encarar sem mudarem de condição anímica.As frutas, Ah! as frutas: os pêssegos matam afogados em seu suco os distraídos com as belezas ao redor.
E se você se dispuser a pagar um pouco mais, o céu é o limite, tanto monetariamente como no prazer que suas papilas gustativas, eternamente gratas pela satisfação, sentirão.

Dá para ver a quantidade de gente? Então, é disto que eu estou falando.
A turma de piazza e palazzo também ficará satisfeita. Todo casarão é chamado de palazzo, justificadamente ou não. Na maioria das vezes, é! Onde andarão os artífices capazes de tantas maravilhas? A arquitetura moderna fica uma maratona atrás, precisam buscar no Oriente algum tipo de frescor, ainda não contaminado pelo ISIS. Um empecilho pode ser a estação do ano, verão é sinônimo de multidão para essa gente, se você tem algum tipo de atração por pisos ou paredes, desista, a menos que tenha algum tipo de visão de raios X! Os corredores do Vaticano assemelham-se àqueles que conduziam os gladiadores, em dia de festival, à arena, onde os leões, ansiosos como um Moro pelo Cunha, esperavam seus cristãos à la carte. Conselho de amigo, não urso, mas bear: de março a meados de outubro, vá à praia.

Florença, linda e charmosa! A cidade que mais marcou!
Praças, praças, praças....vc vai andando e, de repente, uma praça... A cor do céu ajuda tudo ficar mais bonito.
Já a turma do fresco e fresca (igrejas e decoração, para quem escapou dessa!) tem toda a oportunidade de uma overdose! No centésimo milésimo nome do artista, você incorpora um Vasari e desiste, não é possível! Tiepolos, Ticianos, Rafaellos, Caravaggios, Guillherminos, Pascoalinos, assombrarão suas noites enquanto estiver na Itália, com aquele sussurro ensurdecedor: "Lembre-se de mim!".Sinto muito, queridos, não dá! Ainda estou digerindo meu Bosch, da querida Madri, mas isso é outra história.

Volto depois!Mas já deu para notar, né: prefiro a clássica e recatada Madri à histérica e exibida Roma.
Ruínas, por todo lado! Roma é isso: um Rio de Janeiro com história e monumentos! Não sei se é um elogio!
A cidade mais cinematográfica, cenográfica, do mundo. Para onde quer que vc olhe, um take, um tableau...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...