quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Florença, a linda

Florença, vista da Piazza Michelângelo. Um  passeio obrigatório para quem vai até esta cidade.

Florença é como aqueles amigos que têm tudo: beleza, riqueza, charme, elegância, sorte e, ainda assim, se dão ao luxo de serem simpáticos e atenciosos com todos!

Amei Florença! A cidade tem um astral totalmente diferente do de Roma, é pacífica, recebe você com carinho, atenção, não se esconde, ao contrário! E ainda reserva surpresas imensas, que preencherão aqueles dias em que você se pergunta: "Para que eu viajo?".
A vista das muralhas, de Faisole. 
Ao contrário de Xavier de Maistre, que viajou quarenta e dois dias pelo seu quarto e se divertiu, Florença é um campo aberto, não precisa tanto, e ainda assim, diverte muitíssimo. Mas você precisa sair do quartinho.

É uma cidade feita para andar, ande, ande, ande....Haverá surpresas, nunca negativas. Um canto com uma loja maravilhosa de molduras, onde o dono é um artista supercriativo, que usa livros como suporte. Uma sorveteria que não consta dos guias, mas que faz o melhor sorvete de biscoito que vc já provou. É preciso permitir-se, errar, provar de novo e acertar.
Uma vista do Duomo de Firenze. Toda cidade grande tem o seu. Este é o mais bonito.
Como toda cidade turística da Itália, de marco até meados de outubro está tudo lotadíssimo. As filas são enormes, conseguir reserva em locais mais concorridos não é nada fácil, os restaurantes estão cheios de alemães e americanos que, compreensivelmente, receber a maior carga de atenção. E os japoneses, com a sua agressividade passiva, deliciosa de observar, se contrapõem aos chineses, de quem é bom nem falar, já que seremos obrigados a falar deles, e muito, no futuro.

Palazzo Strozzi, com exposições muito boas.


Florença é facílima de andar,  mas as atrações consomem muito de seu tempo. Não há como não ir ao Palazzo Pitti, à Academia, ao Monte Michelângelo, Ponte Vecchio, Duomo, Fasiole, etc. Pelo menos quatro dias, cinco. Dois meio dias para o Palazzo Pitti, mais meio para a Academia e Duomo, mais um para as Galerias Uffizzi. Não há como escapar ou então não haveria sentido ter ido ali.

O mercadinho no alto de Faisole. Muitos queijos, e o melhor pêssego que já comi.
TRANSPORTES: Florença é facílima de andar, compre seu bilhete e vá até onde quer. Perto das fermate (plural de fermata, parada), há um quiosque onde vc pode pedir um mapa com o roteiro dos ônibus. Não é bom? O bilhete tem um duração certa, cuidado para não exceder o tempo.Mais uma vez: não tente andar sem validar seu ticket. A multa é muito alta e os fiscais estão por lá o tempo todo.
Existe também um bonde que ajuda muito, e, além do mais, é uma delícia para observar a cidade. Mais uma vez, nos pontos existe um quadro com o itinerário, o que facilita muito.


Caminhada pela beira do Arno, até o Parque della Cascine, onde está a feira, enorme e cheia de coisas interessantes. Programe-se para almoçar por lá. Ou lanchar, mas a feira acaba às 14 hs. E esse raio de sol aí da foto, hein?

PASSEIOS: Voltamos ao agendamento e à compra antecipada dos ingressos, para que não se percam horas nas filas, enormes e sem nada para fazer!Nessas horas, devemos agradecer aos smartphones! 
Dois passeios imperdíveis em Florença: a ida a Fasiole, uma colina, de onde se pode observar toda a cidade, com todos os monumentos aos seus pés. É absolutamente lindo! É só pegar o ônibus nº 6 e subir até a pracinha. Do lado direito, há uma atração turística, umas ruínas que não interessam, a menos que vc seja um historiador. Mas (sempre tem!) do mesmo lado esquerdo há um mercadinho onde vendem queijos e frutas para um lanche que são deliciosos!


Vista da Piazza Michelângelo.

No outro dia, pegue o ônibus n. 12 e vá até a Piazza Michelângelo, lá no alto da cidade, onde a vista é mais bonita ainda! Toda a cidade, com todos os monumentos e a vista mais bonita que pode haver da Ponte Vecchio. Para voltar, o mesmo ônibus ou o n. 13, que também é um bom passeio, por um percurso diferente. Aproveite.
As agências de turismo vendem passeios para Pisa, S Geminiano e Arezzo, em um só dia, por €65!! É barato, mas eu acho muito corrido para um dia só, começando às 8hs!



ATRAÇÕES: Praticamente inesgotáveis em Florença. Há tanto para se ver que é impossível não deixar alguma coisa importante para a próxima visita.

As lojas de perfumes são famosas, Santa Maria Novella e outras menos votadas, e mais as inglesas famosíssimas e caríssimas, Penhaligon's e Floris. Todos são caros, não se iluda! Os baratos não têm fixador, a não ser a amostra da loja! Um golpezinho, claro, como o do freeshop. Não diga que não foi avisado, mas compre algum, suas chances de encontrar algum igual são mínimas.

Mesmo que não queira comprar nada, vá visitar a Santa Maria Novella, uma das lojas de perfume mais antigas do mundo. Tem de tudo lá: casa de chá, herbário, coisas para banho, tudo caro e muito caro ou então caríssimo! OK, não compre nada, mas não deixe de passear por toda a loja, superinteressante, com muitas informações.

Qualquer guia (mais uma vez, usamos o Passo a Passo, da Publifolha) vai listar dezenas, centenas de atrações e visitas obrigatórias. Eu sugiro aqui que você use, pelo menos, quatro meio dias para visitar as Galeria Uffizzi e o Palácio Pitti, e mais meio dia para a Academia, afinal, vc não vai a Florença e deixar de fotografar a bunda do David, né? Ainda há meia dúzia de palazzi (plural de palazzo) que têm atrações imperdíveis, mas fazer o quê? Ficar uma semana em Florença? Seria ótimo, né não?

E ainda há as feiras de rua, um ponto fraco nosso. Na via Agnolo, há a feira dos antiquários, todo terceiro domingo do mês;  nas terças-feiras, há uma feira no parque  Delle Cascine, aonde se chega (e de onde se volta) de bonde (sai atrás da Praça Santa Maria Novella), um passeio ótimo, uma feira de mais de quatro quilômetros, com muita comida e muita coisa interessante, além das roupas e coisas usadas. Foi a melhor feira de toda a viagem Ela acaba por volta de 2 da tarde, então programe-se para usar a tarde para visitar um dos palazzi ou os Jardins de Boboli, se não estiver cansado. Outra boa forma de aproveitar esta tarde é reservar para ver o David, de Michelângelo, na Academia, que é pequena e a visita não dura mais de duas horas. Mas não se esqueça de reservar sua visita.
Nós fomos para a feira pela Rua Ognissanti, cheia de lojas, restaurantes, ateliers, muito divertido, uma caminhada de, mais ou menos, 20 minutos até chegar ao parque, olhando o rio e as modas. Uma delícia.

Duomo e Campanella: lindíssimos, mas são mais de 450 degraus em cada um deles!! Vc está em boa forma?
Jardim de Boboli


Preste atenção nas exposições temporárias, são, via de regra, maravilhosas!! Também, com o acervo que têm à disposição para escolher o tema e as peças, como não fazer exibições deslumbrantérmicas?
Vimos uma exposição no Palazzo Strozzi sobre a religiosidade nas obras de arte que nunca será esquecida. Só para ter uma ideia da coisa!

Certamente, com a super-oferta de atrações, vc vai conseguir encontrar coisas que interessam muito a você, exibições que serão um marco na sua vida,  mostras que você nunca irá esquecer. Florença é isso!


Para terminar: nem tente ir aos Palazzi e aos museus e à Academia sem fazer reserva ou sem comprar o ingresso antecipado. Quando vc der com as filas, e vc sem o ingresso, não há esperança para seu futuro! É ficar ali, na fila, faça chuva ou sol, por mais de duas horas! Não diga que eu não avisei! Isso somente para comprar, depois tem mais uma hora de fila para entrar. A menos que você vá em novembro e tenha como companhia um frio de gelar os ossos...



Campanella, em restauro. Junto com o Duomo, são quase mil degraus!!
 Vc está em forma?


HOTÉIS: Aparentemente, a oferta de hotéis e pensões é inesgotável. Vou recomendar o hotel no qual ficamos e que é ótimo, muito bom mesmo: o Unicorno, super bem localizado, ótimos quartos, ótimo café da manhã e que tem uma atração a mais: a Elena, na recepção, muitíssimo gentil, sabe tudo da cidade, dá dicas ótimas, conhece todos os itinerários dos ônibus e, mais importante, tem super boa vontade para explicar as coisas. E o Edwin segue o mesmo caminho.







COMIDA: Demorou, né? É que fica para o final, senão ninguém lê mais nada! Conheço meu público!... rs

Não deixe de ir ao Mercado Central, divertido, alegre, com comidas ótimas. Claro que está cheio, é uma atração turística. Mas vale muito a pena. Pegue sua comida em um dos balcões do 1º andar, sente-se a uma das mesas e logo aparece alguém para perguntar o que vc vai beber. Vinho tem de ser sua resposta, obrigatória! Mas a cerveja também é muito boa.

Pode ter faltado, mas um conselho: não deixe de conhecer todos os mercados das cidades! Por algum motivo, o Rio de Janeiro escolher não ter um mercado central, ou mesmo um mercado de bairro, apenas o de Madureira, eu acho, resiste. Uma pena, já que faz muita falta.

O Mercado Central, um passeio e tanto!
A oferta de restaurantes, osterias, lanchonetes, etc, é gigantesca. Não há como alguém "conhecer" tudo ou uma parte significativa ali. Recomendo onde fui feliz, onde não fui, não menciono, já que pode ter sido apenas um dia ruim para alguém lá na cozinha ou no salão.
Comer no Mercado Central, uma diversão saudável.
Almoço: nesta altura dos acontecimentos, você já sabe que há sempre um tal "menu" de almoço. Uma entrada ou primo piatto, um secondo, dulce, e, às vezes, inclui meia garrafa de vinho da casa. Peça! Vinho da casa ali pode ser muito gostoso! Recomendo muito a Ostaria dei Centopoveri.com um menu de almoço em torno de €12,00, com vinho, e uma comida caseira de lamber os beiços.... os mesmos donos do La Spada, comida deliciosa, jantamos lá duas vezes, comemos pizza em uma refeição. Não comemos carne, mas são famosos pelas bistecas...Fomos também ao Santo Bevitore, um ótimo jantar, do outro lado do rio (se vc está no Unicorno). Também têm um menu de almoço muito barato e bom. Como eu já escrevi anteriormente, exerça sua intuição, seu olhar, seu olfato. Descubra suas próprias lembranças, que estão ali aguardando para serem despertadas e fazerem parte de sua vida. Ter dicas é legal, mas descobrir algum lugar interessante por si só provoca muito prazer. Experimente.

Ah! Não recuse o vin santo com biscotti. Depois me conte!


Precisava ser tão linda?


NO capítulo comida, ainda é preciso falar dos sorvetes, que são os melhores do mundo, mesmo. Na ponte CARRAIA, bem do lado direito - não há como perder, o movimento é enorme - está a sorveteria LA CARRAIA, que consegue se sobressair em um mar de sorveterias. E ainda fica aberta até mais tarde.

Humor é sempre bom! Mercado Central e o David.
E, se vc ainda precisa de uma dica para comer, và à Via del Moro, uma rua escondida, com três ou quatro tratorias e ristoranti, todos eles muito bons.

Ainda existem as livrarias, dezenas delas, com coisas interessantíssimas: as lojas de cerâmica, famosa em todo o mundo; os antiquários, concentrados em uma região da cidade, perto do hotel Unicorno, e as maravilhosas lojas de cadernos e artigos de papelaria, ás dezenas pela cidade, uma mais linda que a outra. Isso sem falar nas lojas voltadas para a caligrafia, como a Scrivimi, cheia de boas ideias para presentes.

Não é a minha praia, mas dizem que os artigos de couro em Florença são muito bons, os melhores da Itália. Não posso ajudar nesse requisito.


Florença é muito linda, e, ao entardecer, fica dourada, quando os raios de sol batem na tinta amarela que predomina nas casas da cidade. Um espetáculo!
Faltou alguma coisa? Sentiu falta de alguma informação? Coloque em comentários, estou aqui todo dia, mas não o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...