domingo, 13 de novembro de 2016

Diálogos Absorventes, sem abas!


A semana começaria com a eleição do Trump, mas não dá para deixar a situação atual do ERJ sem comentários, principalmente considerando-se a selvageria das manifestações. Pensando com profundidade, pode-se chegar á conclusão de que é a única forma de se fazer ouvir, num país e num estado como os nossos. Há adeptos e pessoas que crêem que essa - a violência - seria a única solução que garantiria um resultado efetivo. Não sou partidário.


O governo do estado diz que vai acabar com as secretarias, mas não vai acabar com os cargos!! Oi?????!!! Do que estão falando então? A Lava-jato está chegando aos políticos do Rio, o que quer dizer, Cabral e Piccianis....no plural! Hà maneiras de economizar sem que se demonize os funcionários. Uma sugestão simples: acabar com os cargos em comissão, T-O-D-O-S, chamar os funcionários que não estão trabalhando de volta, acabar com a cessão de funcionários da Secretaria da Educação para órgãos não ligados a ela, coisinhas simples...
Regulementar o uso de material de custeio - papel, essas bobagens(???!!!) pode representar uma fortuna anualmente. É só querer!



Não tem jeito de passar a semana e não falar da eleição de Trump!
O mito democrático - uma pessoa, um voto- acaba,mais uma vez, de provar ser inexequível. Mas ainda é o melhor sistema, não me confundam. Nós não elegemos Dilma, Lula e um etc inominável e assustador? O americano médio não tem cabeça e, como a maioria dos brasileiros, não consegue se desapegar da necessidade de um paizão, de alguém que nos empurre de encontro aos nossos sonhos. Não é fácil!
A violência que vem se iniciando nos EUA, principalmente onde não se votou em Trump, ou melhor, onde Trump não ganhou, prova só uma coisa: nem tudo é uma questão de educação! Há um componente racista, preconceituoso, que tem de ser considerado. Vale ler Sennet, "O Fim do Homem Público"!!!! É antigo, mas boas ideias não envelhecem, somente os ídolos e esses morrem.



nosso judiciário (minúsculas, por favor, sem nenhum atributo!) continua sua saga em direção ao descolamento total da realidade do país que o sustenta: dizem que os penduricalhos salariais são decorrentes de leis, portanto, legais!! seria até decente, se não legislassem sempre em causa própria. A leitura da Lei da Magistratura de qualquer estado e da Federal também são de assustar: a quantidade de privilégios é indecente, para usar uma palavra publicável!! Auxílio moradia para quem ganha 40 mil???!!!! Como assim????!!! E quem ganha até três salários mínimos, qual seria a justificativa para não receber o"auxílio fundamental para o exercício das atribuições sem desgaste emocional", no dizer de dona Carmen? Estão brincando com fogo, chegará a hora em que o povo vai querer pesar a vantagem do funcionamento das instituições e o custo que esse funcionamento esdrúxulo representa. Não é coisa simples! E sabemos como termina!


E o Congresso? Está cada dia mais difícil defender seu funcionamento, principalmente quando legisla, também em causa própria, né? Se não mudarem, rapidamente, a garantia de funcionamento democrático das instituições corre perigo, é só ver a história e se lembrar de que ela sempre se repete. Às vezes como farsa, ou então como tragédia. A farsa já esteve aí, nos últimos catorze anos. Resta-nos a tragédia!


O ano de 2016 insiste em nos proporcionar tristezas, surpresas desagradáveis. Morrer não é um problema, faz parte do ciclo a que todos estamos sujeitos e é bom aprender a aceitá-la como parte de nossa travessia. Acontece que certas pessoas tornam essa travessia mais suportável, aplainam os caminhos, fornecem uma sombra emocional ou novas perspectivas para o percurso que ainda será trilhado. Vamos combinar: não morre mais ninguém que eu ame, certo, 2016??? Pode exercer seus poderes junto ao congresso ou .... bom, pode parecer que estou sendo maldoso, então para aqui.


Um diálogo absorvente, talvez com abas, ouvido na praça Afonso Pena, entre o pessoal que joga baralho, noite e dia:

- "Zérruela vai acabar mal, no meio dessa garotada que usa tóchico (assim mesmo!)!!"
- "Que isso, Daniel. O cara é cabeça feita, tem até curso superior!"
- "Se isso servisse para alguma coisa, não torceria para o Vasco!"

Tá bom, falta wit, mas minha querida Claudinha iria adorar ouvir.

Quarta, se vcs não notaram, é dia de poesia. Uma surpresa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...