quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Kazantzakis




Considerado o maior romancista grego do século XX, era também poeta, dramaturgo e tradutor. Seu livro ASCESE- Os Salvadores de Deus tem uma edição da Atica em tradução do José Paulo Paes que precisa ser relançada.

Lá, pode-se ler:

"...Tudo quanto vejo, sinto, provo, cheiro e toco são invenções de minha mente.
O sol nasce e se põe dentro do meu crânio. Numa de minhas têmporas, desponta, na outra se deita.
...
"Só eu existo,!" grita a Mente. Nos meus subterrâneos cinco tecelões tecem e destecem o tempo e o espaço, a alegria e o pesar, a matéria e o espírito.
Tudo flui à minha volta como um rio; tudo dança e gira; os rostos rolam como água, estruge o caos.
Sou o artífice do abismo. Sou o espectdor dele. Sou a teoria e a prática. A lei. Fora de mim, não existe nada."

(Foto: Trabalho de Fabienne Verdier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...