quarta-feira, 12 de junho de 2013

Hildegard Von Bingen

A Catedral de Eibingen, onde estão as relíquias de Hilde...Alemanha.

Junto com Meister Eckhardt, formam o meu duo favorito....ajudam a pensar, a rever conceitos, a entender que a modernidade não precisa ser contemporânea. Hilde (tudo bem?) foi tudo: pensadora, revolucionária, teólogo, médica naturalista (autodidata), compositora e algumas outras coisas que não têm a ver com o texto que pretendo mostrar. Alguém pode imaginar uma religiosa pregando a igualdade dos sexos no século XI - onze, décimo primeiro, 11, once, elf.)? Antecipando Santa Teresa D'Ávila em mais de 400 anos?

Ela, ditando um livro ao secretário...

Este mundo já viu muito, nós é que não temos olhos capazes de enxergar...os famosos "olhos de ver, ouvidos de ouvir"... Mas eu ajudo, ou, pelo menos, tento ajudar.

Na página da Wikipédia tem muita informação, e se quiserem aprofundar, as referências e a bibliografia são imensas.

Este vídeo reproduz um CD inteiro com canções da Hilde....aproveitem...

Só para terem uma ideia, a página de Livros Google tem muitas obras dela e a Amazon lista 2236 (vejam que número cabalístico) obras sobre ou dela. É um mergulho profundo, que pode ser feito ao som dos CDs- há 178 listados na Amazon...Os três abaixo são os que tenho, além de uma coisa ou outra em coletâneas...recomendo muito...

Gosto mais deste, ótimo para noites solitárias
Porque estou escrevendo sobre uma santa católica medieval? Porque o presente está terrível, pensar está praticamente se tornando uma atividade subversiva, e eu estou ficando cansado....procurar alívio é importante e divulgar onde este pode ser encontrado é fundamental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...