segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conquista da América - Parte I


Eu e Alberto, em frente ao Capitólio. O importante aqui é o azul!!Vejam que azul do céu!!!

Pensaram bobagem, tenho certeza!!Conquista aí também serve para ser conquistado, jogar tanto charme que torna-se praticamente irresistível!!Eu adoro os Estados Unidos, que eles insistem em chamar de América, não sei a razão, ou nem procurei saber, fica melhor assim. Eles têm problemas até com o número de continentes...
Este é o Monumento aos Mortos da Guerra do Vietnã...só os mortos americanos, é claro! Um dos momentos mais emocionantes da viagem e um monumento emocionantíssimo à estupidez humana. Chorei à beça!!E os nomes não estão em ordem alfabética, há um app para localizar o nome. Só americano...
A melhor e principal dica de Nova Iorque (ou New York, meio termo é que não dá!) ninguém que está lendo isto aqui pode aproveitar, ou poucas pessoas: a amizade, o carinho e a atenção do Paul e do Raul, sempre que vamos visitar sua (deles) cidade!! Podem reclamar à vontade, mas vocês que me lêem não terão sequer um vislumbre do conforto que é poder contar com a presença dos dois, sempre atentos e sempre por perto. Agradeço muito e aviso que ano que vem tem mais!!!

Viagens são para isto, descobertas...Jacob Lawrence, um pintor americano, expressionista, mas com uma força que faz pensar sobre até onde pode ir o talento e a estupidez humanos. Retrato horror com poesia e o quadro dele, A Carta, bom...se não fizer você pensar sobre a validade de ser humano, você tem algum sério problema.
Este ano começamos por Washington, que para mim, foi totalmente surpreendente!!Uma das vantagens de ser ignorante (e saber disto, é claro!): estamos sempre nos surpreendendo com o que, para alguns, é totalmente banal. Uma cidade que transpira e deixa sentir ter porder, aquela coisa do Mighty Mighthor: "Pelos poderes de Greyskull!!". Tudo lá é assim, sente-se a presença do poder por trás de quase tudo que se vê , fala ou recebe. O tratamento tem de ser impecável, afinal pode-se estar falando com alguém que importa, entendem? E, com a repetição, passou a ser o padrão. Então, Washington é assim: pede-se por favor, fala-se muito obrigado, conversa-se em voz baixa, tudo funciona, e a gentileza corre pelos menores quotidianos gestos. Uma beleza!!
O próprio, aqui no seu disfarce favorito de Joaquim Barbosa disfarçado de "Caçador de Lewandoswkis"....
Como se não bastasse, a cidade ainda tem atrativos: um sistema ótimo de transporte, os policiais mais bonitos que já vi (ficaste para trás, Berlin!!!), os monumentos mais significativos que pude entrar, muitas lembranças de fatos e momentos que não vivi (quem é que não se lembra da Marcha dos 100 mil ou do filme Forrest Gump - mesma coisa, mas a referência é outra, né não?). O Capitólio é de uma beleza....e a Biblioteca do Congresso chega a ser intimidadora, pela beleza de seus corrredores. Só para vocês terem uma ideia: a atendente dos turistas, ao saber que eu era (sou, né?) um encadernador, já queria agendar uma visita ao setor competente, me colocar para falar com o encarregado de restauro...se eu pudesse ter ficado lá mais uns dias, teria muito mais para contar.
UM espanto!!!
Monumento aos mortos da 2 WW










A cidade é linda, com prédios baixos, acredito que devido a algum diploma legal, muito arborizada, parques para todos os lados e centenas de museus e casas de cultura, um espanto para os olhos...e ainda fomos privilegiados por dias de céu claro e sol ameno, perfeitos para um passeio.

Andando pelos parques, Alberto nem reclamou do joelho

Sala de leitura da Biblioteca do Congresso. Post exclusivo para ela.

Museu do Espaço e Aeronáutica. Aviões i-n-t-e-i--r-o-s!!!!!

Museu do Índio Americano, aqui no sentido de três Américas, que os americanos dizem que são duas só. Eles e o resto!!Cuy!!!

Os museus Smithsonian são gratuitos e não dá nem para acreditar na qualidade deles. O Museu Aeronáutico e Espacial é de deixar qualquer um de boca abertíssima e o Museu do Índio Americano, bom, só o prédio já dá água na boca, e ainda se da ao luxo de ter índios do Maranhão, quando fala dos povos indígenas. Todos os museus são enormes, reserve muito do seu tempo. Um dia ainda conto para vocês a epopéia (acho que não tem mais acento, se analogizarmos com a palavra "ideia"...gostaram do meu momento "pt" total? Analogizarmos....não é bom???)

The Letter, do Jacob Lawrence. Da série World War. Também tem a série das migrações, que é tão bonita quanto.
E tem a Phillips Collection....bom, googlem aí e vcs terão uma ideia!! Aviso que Jacob Lawrence, pintor, não é para iniciantes ou emocionalmente fragilizados. Cuidado!! E também tem a maior coleção de Braque do mundo, e os comentários do fundador da instituição sobre a diferença entre Picasso e Braque....só lendo!!
O prédio do Museu do Índio Americano!!Inacreditável!!

O Capitólio, indo para a Biblioteca do Congresso! Impressiona mesmo!!!


Bons restaurantes, afinal o Poder gosta de se alimentar e de comer bem, bons bares, infelizmente a globalização está descaracterizando todos os lugares do mundo. Com um pouco de abstração, poder-se-ia estar em São Paulo, Cingapura, Bangkock...uma pena. E os aparelhinhos eletrônicos? De cada dez pessoas, 9 (contamos na rua e no Metrô!!!Ibope particular.), em média, carregam nas mãos ou estão usando um aparelho eletrônico, não importa a atividade que estejam exercendo.
Não custa nada lembrar: somos todos parte de algo maior, por mais diferenças que existam entre nós!!

Isto me faz voltar a um post meu, aqui, 140 caracteres, onde Sócrates (em Fedro, de Platão) descreve a reação de Tamus, o faraó egipcio, quando Thoth, o deus da escrita, lhe oferece a própria: indignação, medo e apreensão pelo fim do conhecimento, pelo surgimento de uma cultura de aparência...e esta história tem apenas 5 mil anos...

Toda esta ciência, toda esta eletrônica está nos afastando de nós mesmos, do verdadeiro conhecimento que importa: o auto-conhecimento, aquele que trouxe o Homem até onde está hoje e que permite que se veja, com tristeza, para onde está sendo levado. Uma pena, um sentimento de angústia quando pode se ver que o horizonte, afinal, não passa de uma tela cinematográfica, um verdadeiro(???) show de Truman, sem um final feliz.

Para quem quer dicas: não é a proposta, para isto temos o Google, Tripadvisor, Booking.com e um etc enorme, que vale uma viagem, com perdão do trocadilho.
Será ótimo quando sua viagem cheia de sucesso for resultado de um esforço além da leitura de um texto bobo num blog amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...