quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conquista da América - Parte II

É impressionante o orgulho que os norte-americanos têm de sua bandeira!!Usam-na para tudo, todos os motivos e fazem questão de ostentá-la!!Parece um país que eu conheço. Qual o dia da bandeira brasileira? Um doce para quem se lembra, se tiver menos de 40 anos. Se cantar o Hino, dois doces e um cachorro-quente.
Nova Iorque, eu adoro Nova Iorque, já pensei seriamente em me mudar para lá, mas o Paquinho não consegue aprender inglês...


O Monumento que ficará no lugar do WTC...muito lindo e o prédio é maravilhoso. Eu tirei a foto, mas não estou encontrando....
Quem vai sempre, já deve ter percebido as mudanças: os serviços já não têm o mesmo rigor e atenção de outros tempos, as travessias de rua já não são tão seguras como costumavam ser, os preços andam doidos, enfim, houve mudanças sutis e não tão sutis assim, a cidade já não é uma delícia permanente, é preciso estar mais atento e menos disposto a se esquecer que viemos de Cucaracha Country.


Paul, Raul e eu em Fire Islands, em um dia não tão próprio para praia...O meu patrimônio são meus amigos, como escreveu Emily Dickinson....estou riquíssimo com estes dois!!!
A principal dica que tenho de Nova Iorque poucos do que lêem aqui podem aproveitar: é contar com a atenção, o carinho, a disposição de ser gentis de Paul e Raul, nossos amigos queridos que têm a capacidade de nos fazer sentir em casa mesmo quanto atravessamos um episódio tão escroto como o que passamos em New Hope. Estão mudando para Manhattan, espero e desejo muito que sejam felizes lá e que se dêem superbem. Merecem, fazem por onde e batalham para conseguir o que querem. Não há chance de dar errado!!!

Esta, nem a Valéria. Manhattan, vista de Weehawken, New Jersey. E o lugar ainda tem história.....

Columbus Circle, visto do banquinho em frente ao MAd - Museu of Art and Design.
Uma notícia boa para quem gosta de muffins e cupcackes: a Magnólia Bakery abriu uma loja na 5ª Av. Endereço??Google, só dou a notícia, serviço não.

Restaurantes: procurem andar pela Hell's Kitchen, 8ª e 9ª Av., entre as ruas 37  e 47. Há centenas de restaurantes, alguns muito bons, outros ruins, mas é sempre bom ter em mente que o médio em Nova Iorque é muito bom para os padrões Rio. Preços então, é melhor nem comentar, senão vão achar que é campanha contra a cidade maravilhosa que um dia chega lá...ou não.

Pátio das esculturas do Moma, exposições magníficas, muita gente e este refresco!!!Os museus estão caros, há macetes para se pagar menos, mas nem é o caso.
Fomos ao Breeze, um franco-Thai, comemos uma comida ótima, o atendimento é pós-NYC. Demora, não entendem o que vc fala (Alberto acha que eles fingem que não entendem, para não ter trabalho! Isto por que não conhecem o meu poder de insistência...rs). Fomos ao Aureole, ao Le Cirque, ao Locanda Verde, ao Momofuku,  comemos pedaços de pizza, tomamos sopa japonesa, comemos porcarias.Tudo satisfatório, dentro da proposta de cada um. Evidentemente, alguns mais satisfatórios do que outros, mas não é tudo assim?
Cerveja, um vício americano!!
Um vício mesmo!!
Importante é ter em mente que o conceito de chique é diferente na Grande Maçã: eles querem é que você gaste. O Le Cirque, por exemplo: tem uma parte em que você só pode entrar de paletó, outra é mais casual. Mas se você fizer questão da parte chique, eles têm um paletó para emprestar, mesmo que vc esteja usando o mesmo jeans há quinze dias. Sem problemas, o tratamento é atenciosíssimo, o serviço muito bom. Mas, tristemente, em mais de um restaurante não havia o ingrediente de um dos pratos que pedimos, o que nos leva ao segundo parágrafo deste post.

Arte de rua, vista de dentro de um dos prédios cheios de galerias do Chelsea. Não, não sei de quem é nem o endereço. Mas é absolutamente lindo!!

Obras, NYC inteira está em obras, o que prejudica muuuito o trânsito. Não se preocupe, você vai ter problemas qualquer seja o meio que escolher para se deslocar. O Metrô (não se esqueça, o cartão de 7 dias, a US$ 31 se paga já no segundo dia, se você for um viajante viajador. E pode ser recarregado e deve ser guardado para uma próxima viagem, o que reduzirá o custo em US$ 1!!!) está em obras, é preciso ler os avisos e prestar atenção nas placas, senão tudo fica mais difícil. Táxi é barato, ônibus funciona muito bem, não se esqueça que os M sobem e descem e os outros são perpendiculares. Não tem erro!!

Nós, em Weehawken...

As pernocas balançando...rs...ergonometria americana não serve para brasileiros mesmo!!!
Não somos de fazer muitas compras, eu comprei material de encadernação e meu casaco na Uniqlo, tarefa desenhada já no Rio. O Century 21 agora é uma loja arrumada, fácil de encontrar o que se precisa. Não tem mais graça, mas os preços ainda são bons, principalmente de coisas para casa: lençóis, fronhas, toalhas, coisas de cozinha. Não compre nada antes de dar um pulo lá, os preços são muito bons. Evidentemente que coisas específicas não são encontradas por lá, mas facilita muito achar tudo em um lugar só. Você pode aproveitar a visita ao Monumento do World Trade - como assim, não vai? Tem de ir, é lindo, é um espanto e significa muito-, o C21 fica logo ao lado.

O salão de leitura principal da NYPL!!Este é um dos lados, no total é maior do que um campo de futebol americano!!Mais de 110 metros!!!

Crianças, gente, como NYC tem crianças!!! Foi a primeira vez que fomos no verão, mas a quantidade de crianças é assustadora. Mas é enternecedora a maneira como eles tratam as crianças, como estão conscientes de que elas representam mesmo o futuro, não é apenas uma figura de linguagem. Como exemplo, o rascunho, isto mesmo, rascunho da New York Public Library, feito por Dr. John Shaw Billings em um pedaço de papel, já reservava uma parte enorme para as crianças, você pode ver lá: "Children". UM espanto!! e mais espantado ainda ficamos quando soubemos que a biblioteca foi construída no lugar do reservatório de água da cidade, que hoje está no Central Park. E se você não está habituado a frequentar bibliotecas, frequente esta, é facílimo, as pessoas são muito gentis e solícitas, ajudam mesmo. Mesmo que você não entenda a ajuda (meu caso!...rs). Eu era fã, virei superfã, e volto sempre!! Eles tem tudo, a biblioteca está aberta para qualquer pessoa, tem visitas guiadas para os não-desbravadores, enfim, tudo que uma Biblioteca Nacional aqui não é!! Estive com a Enciclopédia de Diderot, edição de 1 e nada nas mãos. Chega???

De repente, uma pracinha agradabilíssima....NYC tem muito isso!!



Atenção para atravessar as ruas, os motoristas ou são russos ou paquistaneses, indianos ou bengals - cuidado para não confundir os três últimos, pode provocar um desentendimento sério -, você entra no táxi e está lá um sujeito diferente dos nossos padrões, com uma barbona, sem bigode, quipá na cabeça, um inglês que o Alberto adora (ele entende tudo...rs) e você nunca tem certeza de que ele entendeu o que foi falado...tudo fica mais emocionante. Mas eles não respeitam mais os sinais, passam por cima. E o mesmo vale para as bicicletas, agora com as ciclovias, ficou muito perigoso andar distraído pelas ruas de NYC, um dos maiores prazeres de se estar lá. Elas surgem de qualquer lugar, a velocidades ultrassônicas...cuidado, mesmo!! Mas você pode dar a volta em toda NYC de bicicleta, pelos parques à beira dos rios. Aqui você encontra os mapas onde andar de bicicleta e elas estão para alugar por toda a cidade.
Arte africana no Metropolitan...tem de ir, sempre!!

Este post está ficando muito longo, depois eu conto aos poucos as minhas perspicazes observações sobre o comportamento do americano e do ridículo comportamento dos brasileiros, que insistem em se calar na presença dos compatriotas. Jecas!!! E como se comportam mal....eu, nestas horas, sou húngaro, ou francês, como já nos confundiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...