sábado, 13 de outubro de 2018

Passeio pelo Centro



Ah! O Rio antigo, Cinelândia, Palácio Monroe, Amarelinho, Cine Vitória....
A semana começou mal, péssimamente péssima demais, com o anúncio do fechamento da Livraria Cultura do Centro, onde era o antigo Cine Vitória. Uma livraria linda, que combatia o cartel em que se transformou o negócio de livros na cidade.....Por essas e outras, volto a comprar dos camelôs, sem perguntar onde conseguem os livros.... dá uma certa paz de espírito, mas apenas "uma certa...."



Fomos ver as exposições do MNBA e do Centro Cultural da Caixa, destinado, pelo que se soube, a acabar ainda este ano. Por partes:

Apesar da placa, o MNBA não é acessível! Alberto estava com bengala e não há rampa ou acesso facilitado para a entrada de pessoas com dificuldades de locomoção. Prédio tombado, o que não permite descaracterizações? Pode ser, mas ainda assim, não mereceria a placa. Depois, a bilheteria....não há divulgação do preços dos ingressos, a atendente tem de ser perguntada. Não sei se ela seria capaz de atender estrangeiros, mas tudo seria mais fácil com os preços devidamente divulgados ali, como em todo e qualquer museu do mundo! Baratíssimo, mas deveriam fazer como os museus ao redor do mundo estão fazendo: descontos ou gratuidade para os moradores da cidade onde está localizado!! Após a compra dos ingressos, elevador..."Tem, mas está em falta!"...e como é que eu faço?  Não faz, volte outro dia com dois amigos parrudos para carregá-lo escada acima, pareceu dizer o guarda... Vão dizer que há elevadores, mas se não funcionam, não há... e se não é permitido usá-los, também idem!!Uma brincadeira de mau gosto!
 As exposições - Gravuristas, o Negro na arte (muito pobre, não o negro, mas a exposição!)e outras menos votadas foram ótimas, os textos esclarecedores, mas não vi loja, nem café...Em breve, talvez? Igual ao Canecão? Ao Museu Nacional? Muito gente à toa, muitos guardas checando os smartfones (acho que deveria ser proibido portá-los durante o trabalho), uma criança pendurada no globo logo à entrada sem que ninguém a instruísse sobre o que estava acontecendo....e o que poderia acontecer... mas ainda é uma passeio que vale a pena ser feito, se vc....

AH! esse "se" aí... é preciso pular sobre os pedintes deitados pelas calçadas, os cocôs, ter resistência atômica para atravessar as nuvens de amônia e uréia dos xixis por todo o canto, escapar dos lixos voadores, e não adianta pedir socorro ao bispo! É o prefeito e ele não parece gostar da cidade que o elegeu, apenas dos seus correlegionários.Não vimos um,one, un, adin, ichi, guarda, militar ou municipal...não seria o mínimo, nas proximidades dos museus? e do Teatro Municipal??ou eu entendo tudo errado? A praça em frente ao Municipal exala um cheiro tão ruim que parece que mergulhamos nas Fossas de Caracala, no tempo em que eram usadas.... e os moradores de rua (ah! um problema social, como se não fôssemos todos!), e ... ao CC da Caixa, que era nosso destino....
A imagem pode conter: área interna
Os programas, aqui em casa
 Andar pela cidade tem dessas coisas: surpresas, boas e ruins, nos lugares mais improváveis. O clima de repartição do CCC (eu não iria usar a sigla, nesses tempos bolsonarianos, mas encurta bastante!...rs) é triste, os funcionários mal erguem os olhos dos smartfones, o pessoal da segurança responde aos cumprimentos somente a fórceps (ainda existem?), tem a vantagem de ser gratuito, mas não deveria...Vimos duas exposições surpreendentes pela qualidade, montagem e tudo o que se espera: as fotos de Serguei Maksimishin e as de João Machado, em O Sertão....Folhetos de boa qualidade, iluminação bastante razoável e as fotos, ótimas, de ambos, que divertiram por um bom tempo. Recomendo!!!
A imagem pode conter: 1 pessoa
A foto de Maksimishin de que mais gostei!!! Mas há outras maravilhosas tbm!

O que não posso recomendar: que vc ande sozinho pelo centro da cidade, principalmente nos finais de semana; que vc não pareça um gringo em sua própria cidade, senão virará alvo de todos e tudo que há de podre por aí; que vc vá com fome, ou senão estará condenado à comida de ambulantes ou dos restaurantes caça-tostões da Cinelândia. E, mais do que tudo, o que eu não recomendo: que vc acredite em uma palavra sequer de nossos políticos, sejam eles quem forem!! O Rio é a prova de que eles, com raras e ainda incógnitas exceções, não pensam no povo da cidade de São Sebastião. Morte à política!!! Viva a Política!!

4 comentários:

  1. Testando a caixa nova de comentários...

    ResponderExcluir
  2. lindo passeio pelo centro, mas fedorento

    ResponderExcluir
  3. É uma pena. O Rio se tornou exatamente o que os paulistas dizem Hell de janeiro

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi "O Sertão" mas fiquei encantada com as fotos do Serguei.

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...