sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Paris 7

Alguém ainda tem paciência? A viagem està acabando e eu estou cada dia mais cansado; ao chegar em casa, as pernas estão que não aguentam mais!!!
Momento rà-ti-bum: encontramos com dois Pacos na cidade e eu não resisti, fui falar com a Dona, mostrei fotos do meu Paco, uma coisa totalmente pai coruja, que eu não me achava capaz!!! Fiquei com os olhos rasos d'àgua...
Esta foto não é do meu Paco, mas mata as saudades um pouquinho.


Transportes em Paris: bom, tem "de um tudo", até àgua taxi, para quem quiser exorbitar, mas acho que não...

Taxi é caro e difìcil de conseguir. Finais de semana, então....e eu acho caro, principalmente considerando as alternativas existentes.

Metrô: o bilhete hoje custa E1,70 (este teclado tem até sìmbolos russos, mas não tem o euro!). Antes que façam comparações do preço, lembro o conforto, o horàrio e o trânsito que ajuda. Além da paisagem, mas aì a conversa muda.
Vende-se bilhetes para 1,2,3,4 e 5 dias.Mais de cinco dias, é o cartão Navigo, que eu não fiz desta vez por que o cretino que trabalhava no Metrô não quis fazer, dà para acreditar? Tà bom, eu deveria ter ido para outra estação e feito là, mas...Bom, não fiz! Mas minha experiência diz que no segundo dia de utilizaçao o bilhete de 5 dias jà està pago, se vc não for uma tartaruga chocadeira.Imagine então o de 7 dias!!!
Segredo do uso: são milhares de quilômetros de linhas (talvez seja exagero, este milhares aì)! Nao hà pessoa capaz de gravar todas as estações, então vc faz o quê? Veja a estação para onde vc vai. Vamos supor que seja da George V para a Palais Royal-Louvre, que vc é rico (està na Champs Elyséees) e culto (vai ao museu cedinho). Vc olha:é de qual linha? Hummm....Linha 1!Linha 1 é La Defense/Chateau de Vincennes, aparece assim mesmo nas placas.E a estação que vc quer està no sentido Defense/Chateau. Então vc tem de pegar o metro linha 1 no sentido de Chateau de Vincennes e descer na estação do Louvre.Vc vai para a plataforma onde està escrito Chateau de Vincennes, pega o trem e desce no Louvre. Simples assim!!!
Para voltar, a mesma coisa: và para a estação e atenção que desta vez o sentido é Chateau de Vincennes/La Defénse; chega na plataforma La Defense e pronto, và até a estação George V e và para casa descansar, ou então à boite Queen, que é em frente à estação; Armin van Buren fez um set là este final de semana!!!
O segredo é saber as duas pontas do percurso que vc quer, e essas pontas estão em todos os mapas do Metrô.


Tem a correspondence, que é quando vc muda de linha, jà que o Metrô daqui não é igual ao Rio. O processo é o mesmìssimo!!!Veja onde as linhas se cruzam no mapa (acho que é por isso que tem tanto Metrô aqui!!!), veja o sentido que vc tem de ir, e pronto!!!E nas plataformas sempre, sempre, tem indicação das correspondences.


Notas:1. siga e confie nas setas. Se elas não aparecem de novo é para seguir reto!Subir e descer pode ser um pouco confuso e não se esqueça que "là" em francês equivale ao nosso "aqui";

2. Mapa do Metrô: eles não gostam muito de dar, mas dão! Uma coisa falso macho!!!

3. Cuidado com carteira, bolsa, essas coisas de cidade grande. Bobeou, dançou. È em Paris, mas ainda assim é chato!

4. As estações, às vezes, são difìceis de encontrar. A sinalização externa é um pouco confusa, hà uma poluição visual que eu vou contar...

5. Leia os avisos!!!!!!Eles trazem informações importantes e podem evitar que vc passe por situações desagradàveis, como ter de caminhar 5 ou 6 km à meia-noite.

6; O Metrô fecha cedo!!!De quinze para meia noite a meia noite e meia!!!Prestenção para não ficar a pé!!!

7. Cuidado com as greves e strikes!!!Sempre tem!!!

Ônibus
È o mesmo preço do Metrô: € (achei, por acidente!)1,70, mas sò use se tiver com tempo, jà que o trânsito....O bilhete mùltiplo dà direito de usar Metrô e önibus sem limites, dentro de Paris! O percurso da linha, com nùmero, està nos pontos. "Vous êtes ici" em vermelho, e pronto. "Je Monte, Je Valide"; vc tem que validar o ticket quando sobe no ônibus. A multa é grande demais, não vale a pena ser ishperto.


E ainda tem as bicicletas para alugar, com ponto em vàrios lugares da cidade, mas isto està fora de cogitação... Google aì!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...