quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Carmen McRae



Take Five é um ícone jazzístico, Carmen McRae, nem tanto, infelizmente. Eu a conheci graças ao Telmo Martino, que se foi antes de presenciar em que estamos nos tornando...Se alguém sabia das coisas, era ele!Quem mais chamaria a Elba de "Sirene do Agreste"????Pois a Carmen McRae veio ao Brasil quando o Maksoud de São Paulo trazia os maiores cantores e instrumentistas do jazz...vi shows inesquecíveis, mas à época, eu podia desfrutar de certos prazeres que hoje...bem, isto é outra história.
Carmen gravou um disco que eu acho nunca mereceu o olhar mais atento da crítica, no qual ela canta Thelonius Monk. Dá pra imaginar? Pois é....inclusive é um CD relativamente difícil de se encontrar, mas merece todo o trabalho que der. A recompensa é mais de uma hora de puro prazer!Outro disco dela que eu acho que merecia um outro olhar, mais atento, é o Ms. Magic, em que ela canta Billy Joel e a música que eu gostaria de ver a Andrea Dutra cantando, "I'd rather leave while I'm in love", viu Andréa? Eu sou pidão mesmo,sigo pedindo....

Para quem não sabe, Take Five é do Dave Brubeck e, quando foi lançada, atingiu o primeiro lugar das paradas de sucesso, a primeira vez de uma música de jazz em toda a história!!!A gravação de Take Five ao vivo em Tóquio, com Dave Brubeck, Gerry Mulligan, Paul Desmond, Alan Dawson e Jack Six é de fazer qualquer um levitar...ainda bem que logo após vem Kyoto Song, que consegue dar uma acalmada...O disco foi um dos vinte editados em ouro 24K...dá para sentir? Então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...