segunda-feira, 14 de maio de 2012

São Paulo e eu



Não, não, eu nao me refiro ao apóstolo, embora o admire por algumas coisas e tenha completa rejeição por outras. Mas formatar uma religião como a católica e prepará-la para durar até o final dos tempos é um trabalho que não se pode desprezar.
São Paulo, a cidade, também é assim!Não se pode desprezar!!Opções culturais,  livrarias, passeios, atendimento em locais de prestação de serviço, museus, etc. Essa guerrinha que insistem em fazer em relação a São Paulo - refiro-me aos cariocas - não tem o menor sentido ou tem o sentido de quem se sente humilhado pela superioridade do outro. Passado o encantamento com a beleza topográfica do Rio, vê-se que muito pouco resta e então São Paulo surge no horizonte.

Só para deixar todos com água na boca:

- Exposição do De Chiricco no MASP: uma beleza, muito bem montada, com uma iluminação maravilhosa!!! Não chega nem perto de ser um trabalho que eu goste muito, mas é inegável a atração que toda aquela metafísica e simbolismo exercem nas pessoas. Mais de cem obras, algumas muito significativas.


- Ainda no MASP: a exposição de fotos dos arquivos da Pirelli, com trabalhos também muito significativos de sua época. Miguel Rio Branco dá um show!!



- Pinacoteca do Estado: Giacometti, uma exposição linda em um lugar idem!!! Não só as obras, as fotos do artista colocando-o em seu tempo e espaço...O ateliê dele era uma pocilga, pode-se notar, mas o que resulta é uma maravilha!!As miniaturas então, são de enlouquecer...E ele foi fotografado por todos os grandes fotógrafos de sua época...

-Uma surpresa maravilhosa: O Espaço Pinacoteca, antigo espaço do DOPS. Ao lado da Sala São Paulo (demola-se, Cidade da Música!!!), duas exposições muito interessantes:

- A exposição das peças da Coleção Nemirovsky (é inacreditável que tenham permitido a demolição da Casa Nemirovsky!!!Indo lá, vendo os painéis e as fotos da casa, vc é obrigado a pensar: "O que esta gente não faria com aquela velharia das pirâmides??Vidro é tão mais lindo!!"" e pim-pam-pum!!abaixo aqueles triangulinhos de pedra!!!). Peças lindas, incluindo a coleção de arte sacra. Há um Diego Rivera de se tirar os chapéus ( o dele e o nosso...rs...).

- As gravuras da coleção, também muito valiosas e representativas. Eu, como todos sabem, tenho uma coisa com papel, então me senti no céu...As gravuras do Abramo....da série Paraguay...ai, ai. ai...

- O Café da Pinacoteca, com atendimento first class, lanchinhos ótimos....

 (eu queria muito girar esta foto, mas não consigo...agradeço o esforço de todos!! Já girei e salvei certinho, mas quando jogo para cá, fica assim...)



É claro que São Paulo tem problemas, a chegada na Pinacoteca e no Museu da Língua é um deles e precisa ser corrigido com urgência. Não dá para aceitar um lugar turístico, com movimento permanente de crianças e pessoas idosas, ser ponto de drogas. Dá medo andar pelas imediações da Pinacoteca e ir da Pinacoteca para a  Estação, embora uma distância curtíssima, não é uma das melhores excursões que já fiz...Também o acesso pela Estação Luz do Metrô é meio esquisito. Pode ou não pode? De qualquer forma, se vc for, tente o acesso da Pinacoteca e tente evitar a passarela. Não dá!

Então, quer se divertir???Saia da praia e vá para São Paulo... Para quem não viu aqui no Rio, dia 17 começa a exposição de Modigliani.

Boa viagem...

3 comentários:

  1. Adora a Pinacoteca! Foi lá que vi uma exposição da Tarsila muito boa. O prédio é lindo e o café junto ao jardim super charmoso.
    Há alguns anos estive na "Estação Pinacoteca" por um acaso e também fiquei encantada com a coleção Nemirovsky.
    Eu e Ana Cândida falamos sobre ela mês passado (assim que a idade permitiu que lembrássemos o nome do lugar e da coleção, claro!).
    Eu adoro o Rio, mas também curto muito São Paulo! Cada um tem seu valor, suas atrações e seus prazeres.

    ResponderExcluir
  2. Invejinha danada! Vontade de ir pra Sampa agora!!!! AnaLins

    ResponderExcluir
  3. Eu nem pretendo criar uma disputa Rio-São Paulo, pois não há! O que me enfurece é que o Rio se acha, sem poder!!A cidade precisa tomar um porre de consciência e o povo precisa pensar que se apoiar eternamente nas belezas geográficas não dá! Gosto tanto do Rio que escolhi morar aqui, mas isto não me impede de ver que a cidade está decadente, em processo de deterioração e o que se tem feito é reclamar. Ação, que é bom, zééééééééca!!

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...