quarta-feira, 6 de junho de 2012

Allen Ginsberg

Parece que o poema S&M provocou alguns calafrios...então, como diz a Valéria, vou postar uma coisa "bonitinha"dele.                                                           

                                              Canção

O peso do mundo
é o amor.
Sob o fardo
da solidão,
sob o fardo
da insatisfação
o peso
o peso que carregamos
é o amor.

Quem poderia negá-lo
Em sonhos nos toca
o corpo,
em pensamentos
constrói
um milagre,
na imaginação
aflige-se
até tornar-se
humano -

sai para fora do coração
ardendo de pureza -
pois o fardo da vida
é o amor.

mas nós carregamos o peso
cansados
e assim temos que descansar
nos braços do amor
finalmente
temos que descansar nos braços
do amor.

Nenhum descanso
sem amor,
nenhum sonho
sem sonhos
de amor-
quer esteja eu louco ou frio,
obcecado por anjos
ou por máquinas,
o último desejo
é o amor
-não pode ser amargo
não pode ser negado
não pode ser contido quando negado:

o peso é demasiado
- deve dar-se
sem nada de volta
assim como o pensamento
é dado
na solidão
em toda a excelência
do seu excesso.

Os corpos quentes
brilham juntos
na escuridão,
a mão se move
para o centro
da carne,
a pela treme
na felicidade
e a alma sobe
feliz até o olho -

sim, sim
é isso que
eu queria,
eu sempre quis,
eu sempre quis
voltar ao corpo
em que nasci.

A tradução, chiquérrrmica, é de Cláudio Willer, de 1984, quando a LPM procurava se destacar da mesmice editorial.

5 comentários:

  1. Sentiram tanto a minha falta que postou coisa bonitinha para me atrair... Rs
    Obrigada!
    E de fato, tudo é o amor. Por ele, para ele, através dele. Assim vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Senti sim, e joguei uma isca. E, pelo jeito, foi bastante eficiente...rs...Tudo é amor, realmente, ou a falta dele. OU sei excesso... "Perdoa-me por me esquartejares", disse o pipoqueiro.

    ResponderExcluir
  3. Em tempos de big brother, ficou fácil descobrir quem matou o pipoqueiro. A polícia só precisou assistir a programação da "TV Elevador".

    ResponderExcluir
  4. Acabei de perceber que vc já havia postado esse poema em janeiro... depois reclama que o público não está prestigiando! rs

    ResponderExcluir
  5. Pois é, foi pura preguiça. Eu queria uma coisa bunitinha do Allen (íntimos, já!) e fiquei com preguiça de procurar mais...Ele é bastante barra pesada e não é fácil..então...prometo postar algo novo dele assim que a febre beat começar.
    Com relação ao pipoqueiro, ainda acho estranho a mulher ter feito tudo sozinha...sei não!!!

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...