sexta-feira, 27 de abril de 2012

Luta e desencanto

Passeando com o Paquinho (ai em cima, em momento de reflexão canina!!), ouvi um trecho de conversa: "Eu quero um apartamento de dois quartos!!Alguém tem de me dar!!(sic)!". Peremptória, a senhora de pés no chão somente exigia o que lhe parecia certo e o que lhe fazem crer, todos os dias, as políticas governamentais (todas as esferas, não nos enganemos!!) de "reposição material" junto às classes menos favorecidas.

Menos favorecidas, em termos...favores é tudo o que estão recebendo, já que não há mais nenhum esforço que compense a troca pela espera das benesses que, certamente, em algum momento virão. Agora mesmo, com ares de salvação da pátria, foi aprovado um projeto de lei que dispensa a comprovação do pagamento do IPVA para se fazer a vistoria...aguardemos, até o final do ano (é ano de eleição...lembra??), a anistia das multas e mais algum limpa-cu que os políticos tão queridos e ciosos de sua atuação junto ao populacho certamente providenciarão.



Mas Gastão anda resistente, talvez o desencanto generalizado tenha produzido anticorpos mais dispostos a batalhas gástricas que os anteriores. Mas ao se deparar com a decisão, por unanimidade, do stf de julgar constitucional o sistema de cotas, com direito a slogan e tudo, Gastão fez o que faz melhor: regurgitou em uma toga que secava ao vento no terraço do vizinho. Distraído, Gatão confundiu a roupa de bate bola do vizinho com a vestimenta tão circunspecta dos nossos desassombrados ministros.

Como disse o índio: "Só falam dos pretos!!"...e nem pretos ha mais...afro-descendentes, numa humilhação que os afro-descendentes não-pretos têm de aturar, numa concessão que nenhum ministro do stf jamais faria ao bom senso.

Ações afirmativas? Ninguém cita ou rememora ou lembra de Thomas Sowell, que inclusive esteve neste país. Ele próprio preto e beneficiário das políticas afirmativas -ah! a semântica!!uma ferramenta pronta para o uso de qualquer sectário com um aurélio à mão-, prova, cita e mostra números revelando os efeitos negativos das ações afirmativas de longo prazo. "Ah! Mas ele foi cooptado pelo sistema!!"...grita a turma da bolsa e toga (desculpe, Telmo, mas usei!!)...Os números não interessam, o mais importante é que a dívida seja paga....mesmo que criando outra, esta sim, impagável de forma agressiva e incontestável.

Onde está a luta pela igualdade de oportunidades agora? Onde está a luta por uma escola fundamental universal de boa qualidade PARA TODOS?? Onde está a exigência de reciprocidade para os que recebem benesses dos governos ao custo do sacrifício de uma classe média/pobre em extinção?? O sistema de cotas simplesmente vai criar uma casta, sofrida e discriminada, dos cotistas, ainda que de sucesso...sem hipocrisia, quero ver quem fará constar no currículo "cotista" ou "Prouni"...Certamente, farão uma lei proibindo tal absurdo...

O stf está legislando, papel que cumpriria ao nosso legislativo (notem as minúsculas, por favor!) fôssemos, nós, os eleitores, mais sérios na época das eleições.  Em total desacordo familiar, sou e luto contra o voto nulo. Afinal, é a única arma de que dispomos...e já está corrompida pela tal da "proporcionalidade" sem proporção. Sempre é bom lembrar que, em nível federal, são precisos dezenove votos cariocas para "proporcionalizar" com um do nordeste...e nada vai mudar...porque não interessa, é claro.

Então, enfio-me em meu canto, saio de dois em dois anos para o estranho e irresistível ritual de votar, e volto para  meu cantinho...e Gastão fica por aí, cumprindo sua triste sina de revirar suas entranhas quando vê o estado das entranhas expostas deste país...

2 comentários:

  1. Adoro a ironia quase raivosa do Gastão!
    E vamos reforçando o preconceito e a desigualdade com o disfarce da benesse!

    ResponderExcluir
  2. Gastão não sente raiva, sente engulhos... e a tal Comissão da Verdade somente escapou porque Gastão já não tinha nada mais em seu estômago...mas as semanas se seguem, umas às outras, como uma caravana de tempo...(parece Seleções de Readers Digest!!!...rs....)

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...