sexta-feira, 13 de abril de 2012

Paris, o retorno

(este é o Paquinho, superfrench com sua gola roulê!!Pode ser mais bonitim?)



Já em casa, não tenho a desculpa do teclado europeu. Mas o cansaço conta, gente!Então, ficamos combinados: erro deve-se ao cansaço!

Ainda não descarreguei as fotos, então fico devendo. Caso vc queira ver alguma, quando isto for possível, deixe um comentário  ou msg no FB, que eu libero o álbum para consulta...rs...é sério, embora nao pareça.
Provavelmente, o meu Tio Paulo, que cedeu o apartamento em Paris, nem tem ideia do bem que me faz poder viajar de forma despreocupada. Já agradeci, mas escrito aqui tem um valor documental maior, né não? Então: Poxa, Paulo!!Vc não tem idéia do bem que ficar sossegado em Paris me faz!!Simplesmente adoro!!!

Algumas coisas que não disse antes, mas acho que posso dizer agora, sobre a viagem e as cidades de Londres e Paris:

1) Vc tem medo de TGV, de ir de Paris a Londres??? Sorria, agora vc pode ficar tranquilo: o trem sai do centro de Paris e chega no centro de Londres!!Dura duas horas e meia a viagem, com alguns minutos de antecedência para checagem do passaporte (importante não esquecer do danado!!). Quando maior a antecedência, mais barato fica! E quando vc chega a Londres, o cabineiro do Metrô (underground lá!) já tem um mapinha e um impresso ensinando como chegar ao centro de Londres, que é, acredite, onde vc quer ir num primeiro momento. Então, vc pode se divertir sem se preocupar!! E nem tem a aporrinhação do ônibus (a alfândega é cruel com "gente diferenciada"!!!) nem aquela perda de tempo absurda que os aeroportos exigem.

2) Restaurantes de Londres: Infelizmente, ficamos pouco tempo. Para almoço, fomos ao Tokyo, uma rede de comida japonesa, bastante honesta. Mas tem outra rede de restôs japoneses e o Wagamama, comida de orientação (ai, ai...) oriental, onde vc come em mesas comunais. Uma delícia! Jantamos um dia no Arbutus, delicioso e fomos, depois, ao encontro da melhor refeição e melhor momento da viagem: o L"Atelier de Joel Robuchon (já falei dele em outro post), mas nunca é demais repetir: vale cada centavo, e são muitos!!!!Mas reserve um dinheirinho e vá, vc vai me agradecer. Depois coma em um vegetariano do Picadilly e vc faz uma média mais digerível...

3) Restaurantes de Paris: uma recomendação, não que sejam desonestos, mas quase todos restaurantes bons ou estrelados tentam dar uma empurradinha na água cara. Pode ser falta de hábito, já que eles têm um bar especializado em água, mas é só pedir "um verre d"eau" ou "une carrafe d'eau" e pronto... lá vem uma torneiral!!! Nos restaurantes um tantinho melhores, eles produzem a própria água com gás e não cobram nada!!!É só ficar ligado e também não esperar isto no bistrôzinho de bairro...Lá é torneiral e nem se discute o assunto. Nós, no último dia, no Le Robuchon de Champs Elysées (só de escrever, dói!!), fizemos a opção de não beber vinhos e degustamos - a palavra nunca foi tão bem aplicada!!- o menu acompanhado de água de torneira!!!!E eles nem piscam!!E nós também não, principalmente depois de ver a diferença de preços entre o menu do almoço e o do jantar!!

4)Outra boa dica: os menus de almoço dos bons restaurantes!! Custam, em geral, menos da metade do preço do menu do jantar e vc pode experimentar bons restaurantes a preços módicos, inclusive em reais!! Por exemplo, a melhor comida tradicional que comemos nesta viagem, o Bistro Paul Bert, custa 18 euros o menu do almoço e a comida é inesquecível!!! E trata-se de um restaurante estrelado, vc tem idéia do que isto significa?Já o jantar.... E dentro da dica, não tenha medo dos restaurantes famosos e estrelados. Por lei, todos tem de ter o tal Menu e, geralmente, aproveitam para trazer público novo para o restô. Então, fica assim: vc faz uma listinha de onde quer comer, vê o preço dos menus de almoço e vai fazendo suas opções. OU não: saia sem destino e quando bater o feeling, almoçe!!!Funciona muito bem conosco!

5) Deu fome, é domingo e segunda?? (se vc leu os outros post sobre Paris, entá entendendo do que eu falo!) NO final da Champs Elysées tem uma drogaria que NÃO é drogaria:  do lado direito de quem está no Arco do Triunfo, olhando para a Place de la Concorde, ou seja, para baixo...rs, existe uma drogaria que tem uma lanchonete, um balcão de doces  Pierre Hermé, uma delicatassen com quiches, salgados, etc. Nada muito baratinho, mas não é numa hora dessas que vc vai chamar a Unesco, né não??

6) Leia os cartazes no ônibus e no Metrô!!Se vc não tem um bom ouvido para o fancês, não vai entender nada do que falam pelos alto-falantes e sistemas de som! E as informações são, em geral, muito importantes: cortes de energia, suspensão dos serviços, etc....E vc não quer ficar no meio da madrugada sem transporte, quer? Ou estragar seu passeio e perder o trem porque o Metrô não está funcionando e não dá mais tempo de chegar na Gare?

7) Francês não é inglês...parece óbvio, mas inglês não acha que seja europeu....é british e pronto!! Quando o Canal da Mancha fica com muita névoa e suspendem os transportes, o inglês diz que o continente está isolado!!Pode???Francês é avacalhado, sobe com o carro ou ônibus na calçada, não respeita sinal, anda de bicicleta na contramão, para ônibus fora do ponto ou não para no ponto (vc tem de sacudir o cartão Navigo quando ele aparece, principalmente se não houver muita gente no ponto!!), faz xixi na rua, joga lixo na rua (mas alguém vem e cata na hora, gealmente um turista bobo), fica na porta do metrô, mas NÃO ESCUTA FUNK NOS TRANSPORTES PÚBLICOS!!!NEM NO RÁDIO DOS TAXIS!!!! E francês lê, gente, como francês lê!! Em todo canto estão com um livrinho na mão, tem zilhões de livrarias, etc...

8) Fico devendo algumas coisas, que vou pagar aos poucos, que é para vcs não me abandonarem...
Comentários, perguntas, desmentidos?  Todos serão bem-vindos!!! E eu aqui, morrendo de saudade do Paquinho, que só vai chegar à tarde!!!Porra!!!

2 comentários:

  1. E eu aqui esperando a liberação das fotos para "viajar" novamente com você!

    ResponderExcluir
  2. NO item 5, eu pensei, mas não escrevi: fica aberta 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano, incluindo Ano Novo. Foi o segurança quem disse, como se fosse um slogan...rs

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...