segunda-feira, 9 de abril de 2012

Paris, o decàlogo

Agora que estou me acostumando com este teclado, està chegando a hora de voltar... a lei de Murphy é, como diria um francês, unsurmontable (eu disse "diria", não "escreveria"...).

Continuo na minha busca de fazer algo que a Valéria ainda não tenha feito, mas està difìcil, então me atenho às dicas que podem vir a ser ùteis para alguém:

1) se vc gosta de esportes, sua loja é e DECLATHON; Não tem erro, a estação Madeleine do Metrô tem uma saìda dentro dela! Seja qual for o seu esporte, eles têm o material là, aos quilos...é sò lembrar que o preço é em euros... (veja a dica 4)

2) Sàbado é dia das feiras livres, domingo é o dia das bio (leia biô), muito mais caras. é uma diversão garantida; depois eu posto uma lista com os dias e locais. Cuidado com as feiras biôs, elas são carìssimas, mesmo para os padrões franceses, ou seja, em euros.

3) O metrö. Sò para terem uma idéia: recarregamos hoje de manhã  nosso cartão Navigo por uma semana. No final do dia, depois de quatro metrôs e quatro önibus, ele jà estava pago! E ainda temos mais três dias pela frente. Tem também o Cartão Paris Visite, mas é bom para quem vem pela primeira vez ou quer fazer tudo em uma viagem sò.
Depois eu conto como tirar o cartão Navigo, jà que a màquina não ensina. E não dà para contar com a ajuda dos cabineiros, nem sempre eles têm disposição para isto...

4) Dia de chuva... O òbvio seria se enfiar em museus e passar o dia massageando a massa cinzenta. Se sua massa cinzenta jà està mais para o tal "pretinho bàsico", uma boa sugestão pode ser ir para o La Defense (devem ter alguns acentos aqui...). Não sei a razão, mas o passeio atè o topo do arco està fechado definitivamente, conforme um cartaz nas bilheterias,  mas tem bastante coisa para se fazer là.Além de ter  uma vista maravilhosa do Arco Triunfo e ser muito bonito...E tem duas lojas ENORMES de artigos de esportes: a DECLATHON e a GO!!! Horas de fun!!!Tem também uma Virgin enorme, mas com CDs comuns a €19,00 não é de se estranhar que a loja esteja tão vazia.

5) Junte-se à  terceira idade parisiense e ande de ônibus!!! é òtimo, você vai descobrir alguns lugares lindos, vai se divertir; e se tiver o Navigo, pode descer e subir à vontade. Funciona assim: você pega o ônibus 21, que passa por alguns ìcones parisienses, mas quando ele se embrenha pelo Saint Germain, Rue du Monge e vc vê uma fila na porta de uma boulangerie, você desce correndo e vai comprar um dos três melhores pães de sua vida!!Não é bom???!!!

6) Filas, o esporte nacional francês!!!!Fila para tudo: farmàcia, cinema, boulangerie, supermercado, lojas, museu.è preciso ter paciência mesmo, não tem como escapar totalmente, mas hà alguns alìvios.
 Uma das boas formas de escapar das filas enormes e ficar nas pequenas é comprar o passe dos museus. Mas atenção que depois que vc começa, tem um tempo certo para acabar, depende de quanto vc pagou.Peça no primeiro museu que vc for visitar.
Também vale ficar atento para os casadinhos: vc compra a entrada para um museu e tem um desconto enorme em outro. O Jeu de Paume, p.e., dà desconto no D'Orsay... e assim vai. é sò ficar atento.

7) Aqui, entro em uma região perigosa: doces e chocolates. Minha polìtica é: Coma aqui e corra no Rio!!!!Não dà, francamente não dà, tantos doces e delìcias e vc fazendo o abade Faria (googlem aì!!!)!!!
Mais não fosse, a beleza das vitrines deixam qualquer pessoa desesperada! E as tartaletes de frutas, então...Nada é obrigatòrio,  nada que posto é o melhor do mundo; mas vale experimentar o Pierre Herme, a Dalloyau, o Eric Kayser (o tal do ônibus), o Patrick ... (queci), a Ladurée. Tenho certeza que alguém (ai, ai...) tem uma lista totalmente diferente.

8) Cuidado com domingos e segundas-feiras ou vc acaba tendo de comer no McDonalds. Se o restaurante que vc quer fugir um pouco do rame-rame turìstico, provavelmente ele não funciona nem domingo, nem segunda feira, e vc fica a ver navios, ou McDonalds, no caso...A coisa é séria, e se for verão, piora muito: eles fecham a estação inteira!!! Reservas tambèm funcionam, ou melhor; se vc não quiser entrar em uma fila...

9) Mapas, vc tem de ter!! Sugiro o mapa de €6,90 - não é hora de pão durismo, gente!- tipo um livrinho; que tem o mapa do arrondisement, o mapa do metrô e dos onibus do arrondisement, tudo junto! Fica mole andar em Paris, se vc conjugar com as dicas da viagem passada.E nem tente andar sem pagar, vc pode escapar uma, duas vezes, mas se pegam vc, fudeux!Tambèm tem o guia passo a passo, por região, mas faltam muitas ruas pequenas. Mesmo assim, ele é òtimo.

10) Podem existir dicas mais ùteis, mas esta é séria: Paris é uma cidade grande, cheia de turistas... não é à toa que eles avisam no Metrô e nos ônibus: tem muito ladrão na cidade. Nada de violência, um assassinato aqui gera uma comoção nacional, mas batedores de carteiras, distraconistas (aproveitam da distração das pessoas) e quetais abundam!!! Não custa nada tomar cuidado!

Em tempo: reclamam que não coloco endereços, urls, etc. Se quem lê està no computador, o Google està a um passo. E eu prefiro acreditar na inteligëncia das pessoas.Và là:  Control N (pàgina nova), google, nome no quadrinho da pesquisa e...voilà! Depois, é sò voltar para pàgina em que vc estava.

E, um brinde:

11) às quartas-feiras, sai a Pariscope, com toda, absolutamente toda programação da cidade. Imperdìvel!!Qualquer banca tem, alguns hotèis dão gratuitamente de graça, custa uma ninharia.E vale a sua viagem, tenha a certeza!




3 comentários:

  1. Pode ter certeza que vc já fez MUITAS coisas que eu nem desconfio que Paris ofereça... rs
    Mas realmente, apesar de ter ido apenas duas vezes a capital francesa, me dediquei somente a ela. E antes de ir pesquisei bastante, aproveitei dicas de amigos como vc e aí chegando andei muito, pois também queria me surpreender. E consegui.
    Até por saber que cada um tem a sua Paris, não queria seguir roteiros pré-estabelecidos, comer só em restaurantes recomendados, fazer programas obrigatórios. O que eu queria, e fiz, foi descobrir a minha Paris. Dos jardins e parques aos bistrôs, patisseries e boulangeries, passando pelos museus e monumentos, com uma pitada de comércio.
    E é o que recomendo a todo mundo: leia, ouça, compre guias, mas permita-se a aventura do desconhecido. Não viaje com os dias engessados, com uma programação rígida. Caminhe sem pressa, sem rumo, permita-se mudar o caminho a todo instante, seja para ver a arquitetura de um prédio, uma loja, uma flor, uma pessoa, uma praça...
    E não queira conhecer o mundo todo em 5 dias! Na primeira vez, só saí de Paris para ir a Giverny. Somente da segunda vez conheci Versailles.
    E usando metrô, ônibus, RER, com meu Navigo na mão! Nada de pacotes que ditam seus horários e atividades.
    Flanar é o verbo de Paris!
    A propósito, eu não conheço La Defense... kkk

    ResponderExcluir
  2. Mandei uma mensagem para vc pelo FB. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Deliciosa Paris - cheguei a babar apesar de ter estado lá no último outubro/novembro! Você descreve com um sabor único! Ana Lins

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...