sábado, 7 de abril de 2012

Paris, a escolha

Não é a cidade que eu escolheria para morar (seria Londres, para quem quer saber), mas tem um charme inegàvel.

Fomos ontem a uma região desconhecida para nòs (estranhamente, este teclado não tem acento agudo, somente a letra e acentuada e a letra a com o grave!!!), o Haut Marais! Um charme sò, o mercado de Les Enfants Rouges (comemos couscous de frango e de carneiro), as lojas pela rua e, surprise, a Rue Filles de Calvaire, onde quase sò existem lojas de roupas masculinas e algumas lojas de design e antiguidades. Uma delìcia de passeio. Para quem se interessou: pegar o Metro e descer na estação Filles de Calvaire. Sò isso!!

Continuando o passeio, fomos andando até o Canal de Saint Martin, um passeio muito bonito, delicioso!! Mas.... demos de cara com um lugar chamado LE GENERAL COMPTOIR!!! Inacreditàvel e indescritìvel!!Bar, loja, fica dentro do que parece ser um antigo deposito e uma barbearia, mùsica, gente "diferenciada", não posto as fotos por que este computador não deixa!!! Vou postar depois e escreverei mais sobre o lugar! Incrìvel!!!

Tentamos reservar mesa no Le Chateaubriand e fomos, finalmente, apresentados à tradicional e folclòrica antipatia francesa. Não vamos comer no Le Chateaubriand, e mais não digo!

Museus do dia: Jeu de Paume e L'Orangerie, com o ingresso do L'Orangerie valendo para o D'Orsay -pechincha). Monet, para quem gosta - eu não-  e quilos de Cezanne e Picasso -eu gosto! No Jeu, a exposição da Bernice Abbott, fotògrafa americana, um trabalho espantosamente moderno, do princìpio do século XX. Tanbém a exposição do Wei Wei, muitas fotos, tantas que é impossìvel não gostar de alguma.

Para casa, fazer as reservas da semana e depois, jantar no Le Petit Bordelais... Ah! O chef Phillippe (tudo dobra, um espanto!) Pentecôte não nos penalizou com a Quaresma!! Um misto de modernidade e comida confort, deliciosa. Um tantinho caro, nessas semanas de encantamento com os preços acessìveis das delìcias parisienses!!!

Tem também a història do rato, mas isso eu deixo para o Alberto, a vìtima...

3 comentários:

  1. Também achei o Les Enfants Rouges bem interessante, principalmente combinado com a "feira da Lavradio" no entorno.
    Já o Canal de Saint Martin não rolou como eu esperava, talvez por ter ido em dia de semana. Gostei do cenário, das eclusas, mas faltou gente no entorno. Estava bem vazio. Não que eu quisesse uma multidão... rs
    Quanto ao L'Orangerie, eu que já adorava Monet, depois que conheci a casa dele em Giverny, fiquei encantada com as ninféias. Mas a grande emoção que senti foi conhecer os jardins e me sentir fazendo parte de um quadro dele.
    A propósito, talvez eu morasse um tempo em Paris. E em Londres. Mas não sei se mudaria de vez.
    Vou parar antes que vc mande eu fazer meu próprio blog ao invés de ficar escrevendo no seu... rs

    ResponderExcluir
  2. Vc escreve tão bem, que deveria mesmo ter seu blog. Continue abrilhantando o meu, com seus comentàrios inteligentes e sagazes. é impossivel não me lembrar de vcs, com tantos anùncios da exposição do Modigliani, acho que é a mesma que està por aì.

    ResponderExcluir
  3. Há algumas correções de nomes e pequenos detalhes que me escaparam, disse um zangado Alberto. Ele deve postar um comentário com as correções,mas posso adianta que não é nada sério que impeça sua viagem de ser maravilhosa...lembre-se, vc está em Paris!!!!

    ResponderExcluir

Comente o que acha que deve, mas use termos gentis, mesmo que desaforados...